Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
Maio é o mês de reflexão sobre a situação do trânsito, através da realização da campanha nacional “Maio Amarelo”. O objetivo é a conscientização de motoristas, pedestres e ciclistas sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito. Para o ano de 2025, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) definiu como tema: "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana", que reforça o papel de cada pessoa na construção de um trânsito mais seguro, empático e humano
Em Alta Floresta a campanha “Maio Amarelo” foi lançada na segunda-feira, 5, às 19h no auditório do Teatro Agostinho Bizinoto na Praça da Cultura. O diretor de Trânsito, Transporte e Segurança, Éder Cordeiro, explica que o melhor meio de evitar acidentes é a prevenção que pode ser feita através das orientações especificadas nas leis de trânsito. Inclusive sobre o uso de celular e cinto de segurança, temas da campanha em Alta Floresta.
“As forças de segurança vão realizar um trabalho educativo esse mês de conscientização, principalmente sobre as infrações mais cometidas. Ou seja, não dirigir usando o celular e utilizar o cinto de segurança”, disse Eder Cordeiro.
Segundo ele, apesar de um trânsito com um fluxo de veículos muito grande, a grande maioria dos motoristas da cidade, respeita as leis e a sinalização do trânsito. A cidade, de acordo com ele, é referência em respeitar a faixa de pedestres.