Raquel Ferreira | Nova Rota do Oeste
Governo de Mato Grosso está investindo mais de R$ 1,6 bilhão para melhorar a logística e
garantir mais segurança no trânsito da população, desde que assumiu, há um ano, no dia 4
de maio, o controle acionário da Nova Rota do Oeste, concessionária da BR-163 no Estado.
"Esta é uma data histórica para Mato Grosso. Criamos uma solução inédita e inovadora no Brasil
para solucionar um dos nossos maiores problemas do Estado. A rodovia é federal, mas quem
sente os impactos somos nós, mato-grossenses. A falta de duplicação na BR-163 causava
não apenas perdas econômicas, mas também sociais. Com os novos investimentos, vamos
melhorar a logística e evitar que mais mortes aconteçam", destaca o governador Mauro Mendes.
Nesse primeiro ano de concessão, o Governo entregou, em março deste ano, os primeiros 15
quilômetros da obra de duplicação da rodovia entre o Posto Gil, em Diamantino, e Nova Mutum.
O investimento total é de R$ 618 milhões para a duplicação de 86 quilômetros. No ato da entrega,
em março deste ano, o Governo também lançou a duplicação de mais 88 quilômetros de rodovia
entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Para esta segunda obra, a previsão de investimento é na
ordem de R$ 670 milhões.
O Governo também fez a recuperação do pavimento de cinco trechos: na Rodovia dos Imigrantes
(BR-070), no trecho sob concessão da Nova Rota do Oeste, em Cuiabá; de Cuiabá a Rosário
Oeste (BR-364); e de Nova Mutum a Sinop (BR-163), totalizando um investimento de mais de
R$ 202 milhões.
No último ano, também foi realizada a reforma da ponte sobre o Rio Vermelho (BR-364), a segunda
passarela de pedestre em Rondonópolis (BR-364), implantação de três bases SAU de atendimento
ao usuário de Juscimeira, Jaciara e Santo Antônio de Leverger (BR-364), bem como teve início
a recuperação do pavimento do trecho da BR-364 que estava sob a responsabilidade do DNIT,
de Rondonópolis a Cuiabá.
Créditos: Christiano Antonucci - Secom-MT
O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchôa, observa que a troca de controle acionário, aliada ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Concessionária e a Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT), foram o caminho para destravar as obras na rodovia, que estavam
paralisadas desde 2016.
Uchôa lembra que o Governo se comprometeu a resolver as pendências financeiras da antiga
concessionária e a cumprir os novos prazos para as obras que não haviam sido realizadas. A ANTT,
por sua vez,
construiu o caminho regulatório para que a solução de Mato Grosso fosse aplicada e a levou para
aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).
"Trabalhamos muito para fazer a ideia dar certo, e sabíamos que era um caminho muito difícil.
Com a coragem do Governo do Estado, que assumiu um problema que não era seu, e da ANTT,
que fugiu do óbvio para atender aos usuários, conseguimos chegar lá. Foi um alinhamento dos astros,
com as pessoas certas nos momentos certos", afirma.
O TAC firmado com a ANTT prevê, ao todo, a duplicação de 336 quilômetros da BR-163 e 34 quilômetros
de via marginal, além da construção de sete passarelas e viadutos, pontes, trevos e retornos. Ao todo,
o investimento previsto é de R$ 7,8 bilhões. Para o cumprimento o prazo pactuado, as obras foram
divididas em sete pacotes.
Créditos: Mayke Toscano/Secom-MT
Obras a todo vapor
O primeiro trecho da duplicação entre Diamantino a Nova Mutum conta com duas frentes de obras:
uma concentrada no km 522 da BR-163 sentido Nova Mutum e outra no km 583 da rodovia,
no sentido oposto (Diamantino). Nesses segmentos são realizados serviços de limpeza de terreno,
supressão vegetal, terraplenagem e drenagem, de acordo com a necessidade de cada etapa.
O prazo para conclusão é de 24 meses.
No segundo pacote de obras, que prevê a duplicação entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, as
equipes trabalham na limpeza do terreno e supressão vegetal a partir do km 601 (em Nova Mutum),
com avanço sentido a Lucas do Rio Verde. Além dessa atividade, o consórcio contratado atua na
mobilização de mão de obra e formação do canteiro de obras. A duplicação desse segmento deve
ser concluída em 2 anos, conforme previsto em contrato.
Também estão em fase de contratação dois projetos: um para duplicação da Rodovia dos Imigrantes
(BR-070), em Cuiabá, com previsão de duplicação de 16 km, construção de uma ponte e dois
viadutos; outro para readequação da travessia urbana de Sinop. Esta última obra envolve a duplicação
de 26 km de pista, adequação de parâmetros em 18 km e construção de seis viadutos. A previsão é que
as obras tenham início no segundo semestre.
Até o final de 2024, outros três projetos serão contratados para ampliação de capacidade da BR-163
no trecho de Lucas do Rio Verde a Sorriso, de Sorriso a Sinop e no segmento de Sinop.