O Aeroporto Regional Adolino Bedin, em Sorriso, no norte de Mato Grosso, começou a operar oficialmente nesta segunda-feira com o recebimento do voo da empresa Azul Linhas Aéreas. O vice-governador Carlos Fávaro, acompanhando do secretário de Infraestrutura (Sinfra), Marcelo Duarte, representou o governador Pedro Taques durante o ato no município.
“O governador Pedro Taques faria questão de estar aqui nesse momento histórico Mas foi convocado para uma reunião com o presidente da república para tratar da crise e não pode estar presente”, justifica Fávaro.
O compromisso do governo em auxiliar no projeto do aeroporto começou em dezembro de 2014, antes da posse como governo eleito, conta Fávaro. “Fui chamado para a comissão pró-aeroporto, querendo o compromisso do governo do Estado com esse aeroporto, e estamos vivendo essa transformação”, comentou.
Fávaro ressalta ainda que é um presente participar da entrega do aeroporto à população sorrisiense. “Depois de trinta anos podemos chegar aqui nessa terra, nesse solo abençoado, num voo regular, mostrando a pujança e o desenvolvimento. Aquele sonho de 30 anos atrás, de que essa seria uma região próspera, se tornou realidade”, destacou.
Ele citou a importância do programa Voe MT e a aprovação pela Assembleia Legislativa. O programa promove incentivo fiscal às companhias aéreas para fomentar voos regionais no estado, com redução na alíquota do ICMS na aquisição de querosene de aviação.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Marcelo Duarte, também ressaltou a importância do projeto e explicou que o aeroporto é uma das ações do governo em que destinou recursos por meio de um convênio estadual firmado com a Prefeitura de Sorriso.
Foram entregues pelo Governo do Estado e Prefeitura de Sorriso a pista de pouso e decolagem, o terminal de passageiros e os instrumentos no aeroporto regional. De acordo com a Sinfra, outras obras ainda serão realizadas na unidade.
O convênio para a readequação, ampliação e modernização do Aeroporto tem valor total de R$ 8.239.169. Do total de recursos, R$ 7 milhões serão repassados pelo Estado e o restante de contrapartida da prefeitura.
O aeroporto comportará terá também uma unidade do Corpo de Bombeiros, cujo espaço deve ficar pronto em 60 dias. Em breve, também será iniciada a construção do hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), com 1.600 metros quadrados.