Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

Atualidades Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022, 08:49 - A | A

21 de Dezembro de 2022, 08h:49 - A | A

Atualidades / Alta Floresta

Índices de acidentes de trânsito diminuem em 2022

Acidentes de trânsito envolvendo motociclista é o campeão deste tipo de ocorrência no município



Natalia Emanoela Varela
Mato Grosso do Norte

De acordo com o site BBC News Brasil, três pessoas morrem por hora em acidentes de trânsito no país, a maioria envolve motociclistas. O quadro de acidentes e mortes no trânsito diminuiu no período de pandemia do Covid-19. Porém com a volta da normalidade no dia a dia, o número de acidentes voltou a crescer.

No município de Alta Floresta não foi diferente, conforme dados repassados em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte na segunda-feira, 19, o Comandante do 9° Comando Regional, Tenente Coronel Benedito, junto com Capitão Pasuch, informaram que as estatísticas mostram a diminuição dos casos de acidentes no ano de 2020, início de pandemia, mas teve um aumento significativo com o fim do lockdown em 2021, retornando à estabilidade somente neste ano de 2022.

O 9° Comando Regional da Polícia Militar em Alta Floresta é responsável pelo policiamento ostensivo de Colíder até Apiacás e Nova Bandeirantes, sendo o trânsito responsabilidade de cada município e recebendo o apoio da Polícia Militar.

O comandante fala sobre a redução dos acidentes neste ano. “Do ano passado para este houve uma diminuição de 60% de abalroamento no município, os atropelamentos baixaram para 50% e os acidentes mais graves chamados de choque mecânico caíram para 43%. Nossa equipe atua em conjunto com a Secretaria Municipal de Trânsito e já estávamos trabalhando e intensificando essas ações sobre a repressão em delitos de trânsito”, explica.

Capitão Pasuch descreve que a intenção é de retirar os veículos que não estão condizentes com as normas de trânsito. “A gente faz minimamente mais de três operações na semana em parceria com Secretaria de Trânsito, inclusive já estamos na 11° operação da Lei Seca”.

A Lei Seca é uma operação integrada que vem da Secretaria Adjunta de Integração Operacional, que trabalha com todos os agentes da Segurança Pública, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, Corpo de Bombeiros, Detran, a Polícia Penal e a Secretaria Municipal de Trânsito.

Os pontos com maiores índices de acidente atualmente no Município é a Avenida Perimetral, os entroncamentos entre a rodovia MT-208 e os bairros da cidade, em específico a via de entrada principal para o núcleo urbano.

Benedito ainda menciona que em relação a entrada da cidade, a equipe fez intervenções colocando cones na intenção dos motoristas diminuírem a velocidade, o que reduziu o índice de acidentes no local. A gestão municipal, segundo ele, em parceria com a Via Brasil, já falara de colocar quebra-molas na MT para evitar acidentes.

“O pessoal tem que observar mais o que o Código Brasileiro determina. Isso não serve somente para sua segurança, mas também para a segurança de terceiros, o que inclui amigos e familiares. Precisam enxergar que o trânsito não é só para uma pessoa e sim para todos. Principalmente os motoqueiros. Acidentes de trânsito envolvendo motociclista é o campeão no município”, enfatiza o Comandante Tenente Coronel Benedito. 

Gráfico: Políciia Militar

Gráfico

 

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]