Sexta-feira, 11 de Julho de 2025

Atualidades Sexta-feira, 11 de Julho de 2025, 08:21 - A | A

11 de Julho de 2025, 08h:21 - A | A

Atualidades / Alta Floresta

Na iminência de ser fechada, Escola Rodrigues Alves tem 56 alunos

Escola foi inaugurada em 2001 para atender famílias assentadas na Gleba Jacaminho



José Vieira
Mato Grosso do Norte

O fechamento da Escola Rodrigues Alves, na comunidade São Mateus, Assentamento Gleba Jacaminho, região da Pista do Cabeça, anunciado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Alta Floresta, encerrará um ciclo histórico para os moradores.

A escola foi criada em 2001 para atender os alunos da comunidade, com a implantação do Assentamento. No entanto, com o passar dos anos, muitas famílias deixaram de morar na comunidade, a escola foi se esvaziando e se tornou em uma extensão da Escola Estadual Boa Esperança, na Ourolanda [Pista do Cabeça].

Atualmente estudam na Rodrigues Alves, que situa-se a 12 quilômetros da Pista do Cabeça, 25 alunos do Estado e 26 do município, segundo informações da direção da Escola Boa Esperança.

O assentamento Jacaminho, conforme o morador Antônio Caladinho, da Pista do Cabeça, foi implantado com 79 famílias. Posteriormente, foram assentadas mais 28 famílias em uma área anexa.

“No começo tinham muitas famílias, mas agora tem poucas pessoas morando no assentamento. Antes, encontrávamos muita gente na estrada, agora, quando andamos por lá, não encontramos ninguém. As crianças vão crescendo, vão embora para a cidade e ficaram poucos alunos. Mas é lamentável que a escola seja fechada”, diz Caladinho.

O vereador Dida Pires (Cidadania) que visitou a comunidade e ambas as escola, [Rodriegues Alves e Boa Esperança]disse que os moradores observam que a Escola é uma referência da comunidade. E seu fechamento implicará num esvaziamento ainda maior da comunidade.

“Existe a situação com relação ao número de alunos, que gradativamente vai se tornando inviável a permanência da escola. E isto tem que ser entendido pela população, mas pedimos ao prefeito que atenda no mínimo até no final do ano e faça uma avaliação para ver se é possível permanecer a escola funcionando por mais alguns anos”, observa o vereador.

Caso se concretize a inativação da Escola Rodrigues Alves, os 51 alunos que estudam no local, vão ser transferidos para salas que o município tem no pátio da Escola Boa Esperança.

Dida, aponta, entretanto, que se precisará de ampliação na estrutura da Escola Boa Esperança, como a construção de refeitório e muro, para receber os novos alunos. Atualmente, as crianças do município que estudam nestas salas, têm que se deslocarem até ao refeitório da Escola Boa Esperança na hora da merenda. “A escola Boa Esperança é fechada e as salas foram construídas fora. E vai ter que ampliar”, disse.

Segundo o vereador, na reunião com o prefeito foi abordada a situação da estrada de acesso ao assentamento, que não está em boas condições de tráfego. “Os moradores cobraram melhorias nas estradas que estão muito ruins. E a gestão vai ter que fazer um trabalho de qualidade. Agora está ruim e quando chove fica ainda pior. E tem que cuidar da segurança das crianças”.

Outra cobrança feita na reunião entre prefeito, secretários, vereadores e representantes da comunidade São Mateus, conforme ele, é sobre o Transporte Escolar.

“Não é apenas lá, mas em todas as linhas e em todas as séries. Os pais estão cobrando que a gestão contrate um cuidador para acompanhar as crianças dentro dos ônibus”, enfatiza.

Na reunião, ficou definido que a resposta sobre a permanência da escola funcionando pelo menos até no final do ano, deverá sair nos próximos dias.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]