Prof. Dr. José Antonio Tobias
Prezada (o) Leitora (or), se Você nasceu em Alta Floresta, ou ama essa terra chamada de “Pedaço do Céu”, por favor leia esse artigo a fim de evitar o empobrecimento financeiro do povo de Alta Floresta e do Nortão, através de cursos a distância, também chamados de cursos digitais, cursos online ou cursos virtuais.
Os cursos a distância da Uniflor (por enquanto existem só dois: Pedagogia e Contábeis) são os únicos, sem exceção, que não empobrecem o povo, os únicos que retêm as mensalidades aqui e investem em nossa terra. Por isso, em meu livro intitulado A Educação a Distância-EAD da Faculdade de Alta Floresta, chamo de “predatório” o sistema de educação a distância que daqui só tira sem nada deixar.
Visto essa entrada deste meu artigo, por que só os cursos a distância da Uniflor são diferentes, “humanos” e não “predatórios” como todos os outros, sem exceção?
Primeiro, porque todas as mensalidades dos cursos a distância da Uniflor ficam integralmente aqui, em Alta Floresta, no Estado de Mato Grosso, enquanto as mensalidades dos outros cursos a distância, sem exceção, vão integralmente para fora de Alta Floresta, para fora do Estado de Mato Grosso.
Segundo a Uniflor, nos seus cursos a distância, investe tudo o que ganha e até mais do que ganha em Alta Floresta e no Nortão, enquanto as outras proprietárias de cursos a distância, por serem somente filiais de sede situadas fora do Estado de Mato Grosso, não investem nada ou muito pouco por aqui. Só alugam prédio.
Terceiro, porque, dentre as proprietárias de cursos a distância em todo o Estado de Mato Grosso, incluindo os da Capital, Cuiabá, a Uniflor é a única que tem sede no Estado de Mato Grosso. Todas as outras são só filiais, chamadas de “polo” pelo Ministério da Educação.
Quarto, porque a filosofia da educação que impregna e vivifica a educação da Uniflor é humana, beneficia primeiro a pessoa humana e depois a sociedade, o dinheiro; é cristã e encontra-se dentro do Ministério da Educação e não dentro do Ministério da Economia, como exponho em meu livro intitulado Filosofia da Educação, hoje em sua 8.ª edição. Pelo contrário, a filosofia da educação que movimenta a educação das outras proprietárias de educação a distância não é humana porque valoriza primeiro a economia, o dinheiro, e depois a pessoa humana; não é cristã, encontra-se dentro do Ministério da Economia, guiando-se pela Bolsa de Valores e não pelos valores do Ministério da Educação.
Quinto, porque, dentro do sistema, inédito e original, de educação a distância da Faculdade de Alta Floresta-EAD, foi criado uma figura e um cargo, chamado de “líder”, escolhido dentro da comunidade de cada polo, que responde pelo polo e participa, junto com a Uniflor, dos lucros. Nas outras instituições de EAD, pelo contrário, o representante é simplesmente um assalariado como os outros.
Assim sendo, prezada (o) Leitora (or), os cursos a distância da Uniflor são diferentes e, por isso, merecem o apoio de sua consciência e de sua bolsa.
Prof. Dr. José Antonio Tobias é Diretor das Faculdades de Alta Floresta