Assessoria
A Energisa Informa que desde a última semana vem registrando oscilações de energia em Mato Grosso, ocasionadas a partir de falhas de fornecimento em linhas de transmissão no Sistema Interligado Nacional (SIN). Foram pelo menos 40 ocorrências desde sexta-feira (06), sendo a situação mais séria registrada no sábado (07) quando o Operador Nacional do Sistema (ONS) solicitou alguns cortes de carga na região norte para possibilitar o retorno da configuração normal do sistema interligado. A interrupção afetou por 20 minutos o atendimento nos municípios de Sinop e Lucas do Rio Verde.
Na terça-feira, 10, duas novas perturbações de tensão foram registradas na região metropolitana. Os clientes mais impactados são do setor industrial. Por isso, a companhia já prestou esclarecimentos a Federação da Indústrias. O gerente de operações da Energisa, Anderson Rodrigues, esclarece que essas perturbações não são originadas em nossa rede de distribuição. Por isso, a Energisa já solicitou ao ONS maiores informações sobre os eventos, e após o retorno acompanhará de perto as tratativas das ações que estão sendo tomadas para mitigação dos eventos.
“O ONS ainda não apontou de forma exata a causa dessas variações, mas de forma preliminar indica que o problema pode estar relacionado a queimadas. E faz sentido por conta dos dados que estamos recebendo a partir de monitoramentos climáticos e análises das características dos eventos não usuais. Essas são redes de cruzam Mato Grosso, mas vem inclusive de outros estados, como Goiás, que está sofrendo com o fogo”, explicou.
A distribuidora também está reforçando o alerta feito pelo Corpo de Bombeiros de que este é um momento crítico, de altas temperaturas e baixa umidade do ar. Por isso, a necessidade de prevenção ao fogo é fundamental. “Nós fazemos parte do comitê de combate ao fogo em Mato G rosso e temos visto de perto o empenho do Corpo de Bombeiros e de outros setores públicos, nas ações pra proteger o nosso estado. Tanto que o Pantanal de Mato Grosso tem uma situação controlada. Agora é fundamental a união de toda a sociedade neste momento”, disse o gerente.
A Energisa reforça que os canais de atendimento da empresa foram reforçados para atender a possíveis demandas geradas nesse período. Os canais são: Call Center: 0800 646 4196