Assessoria
A Prefeitura Municipal de Nova Monte Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no próximo dia 19 de novembro, das 13h às 20h, no PSF II a Campanha Novembro Azul, ação dedicada à promoção da saúde e ao cuidado integral do homem. A iniciativa tem como público-alvo homens a partir de 40 anos e visa estimular o autocuidado, a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que afetam a população masculina, especialmente o câncer de próstata.
A campanha contará com a participação de uma equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo, dentista, enfermeiras, equipe de vacinação, equipe e-Multi e profissionais do laboratório municipal. A Secretária Municipal de Saúde, Thaís Martins Paz, explica que a ação foi pensada para atender o maior número possível de homens, oferecendo em um único momento diferentes tipos de atendimento.
“A proposta é otimizar o tempo do cidadão e facilitar o acesso aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que não têm o hábito de frequentar as unidades básicas para consultas e exames de rotina”, explicou.
O prefeito Edemilson Marino reforçou a importância da iniciativa, destacando que ela reflete o compromisso da gestão com o bem-estar da população masculina. “Essa é uma demonstração do nosso cuidado com a saúde dos homens, oferecendo informações e ferramentas para que eles possam gerenciar ativamente sua saúde, antecipar e detectar problemas precocemente e adotar um estilo de vida mais saudável”, afirmou o prefeito.
A Prefeitura reforça o convite a toda a população masculina acima dos 40 anos do município para participar da campanha e cuidar de sua saúde. Prevenir é o melhor caminho! Na zona rural, a ação será realizada em São José do Apuy, no dia 24, a partir das 8h. E na comunidade Alto Paraíso, no mesmo dia, a partir das 13h.
Em ambas as localidades, a programação será a mesma do dia 19. Serão oferecidos diversos serviços gratuitos, incluindo:
* Coleta do exame PSA (para avaliação da saúde da próstata);
* Orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde do homem;
* Triagem com aferição de peso, altura, pressão arterial e glicemia;
* Testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites;
* Vacinação;
* Atendimento nutricional, psicológico e odontológico;
* Ações do grupo de tabagismo, com orientações sobre cessação do fumo. Os participantes deverão apresentar Cartão Nacional do SUS, RG ou CPF.
Não é necessário jejum, mas é importante seguir as orientações para a coleta do exame 48 horas antes, como:
* Evitar atividades físicas intensas;
* Não andar de bicicleta, moto, trator ou cavalo;
* Manter abstinência sexual;
* Evitar qualquer procedimento que estimule a próstata.









