Dionéia Martins
Mato Grosso do Norte
Na quinta-feira, 17, a Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos (JVC), em Alta Floresta, foi palco da semifinal regional da competição gastronômica “Super Chef da Educação – Melhores Receitas 2025”, promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).
O concurso, voltado a profissionais do cargo de Apoio Administrativo Educacional - Nutrição da Rede Estadual de Ensino, tem como foco a valorização das merendeiras e merendeiros que, todos os dias, fazem da alimentação escolar uma extensão do cuidado com os estudantes.
Representando a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Alta Floresta, três semifinalistas disputaram uma das 13 vagas da final estadual, que será realizada em setembro, em Cuiabá. Foram eles: Roseli Mendes de Sá Silva, da Escola Estadual de Nova Canaã do Norte e os candidatos Elisângela e Marcos, ambos do município de Nova Bandeirantes.
Todos chegaram à semifinal após passarem por uma etapa de votação popular online, em que estudantes, professores e membros da comunidade escolar escolheram seus pratos favoritos entre cinco receitas pré-selecionadas pela DRE. Durante a prova prática, os competidores tiveram 90 minutos para preparar as receitas autorais, as mesmas submetidas na fase de votação. Os pratos foram avaliados por um corpo de juradas técnicas da área gastronômica local.
Ao final da disputa, a merendeira Roseli Mendes de Sá Silva conquistou o primeiro lugar com um prato que destacou a simplicidade e os sabores regionais, demonstrando sensibilidade e técnica no preparo.
Com a vitória, ela garantiu não apenas a premiação em dinheiro, como também a responsabilidade de representar a DRE de Alta Floresta na grande final, em setembro. Além do reconhecimento e da valorização profissional, a competição também oferece premiações atrativas: R$ 6 mil divididos entre os três melhores da semifinal, e até R$ 9 mil para o campeão estadual. Ao todo, 13 finalistas, um de cada DRE de Mato Grosso, irão se enfrentar na última etapa do concurso.