Lucas Rodrigues
Secom-MT
O Dr. Abdon Karhawi, que é especialista em infectologia e professor universitário, ensina a forma correta de utilizar e higienizar a máscara facial, como forma de prevenção ao coronavírus.
Abdon é um dos médicos que orienta o Gabinete de Situação do Governo do Estado, criado para deliberar as medidas contra a pandemia em Mato Grosso.
De acordo com ele, a máscara facial produzida em casa, com tecido comum, é uma ferramenta eficaz para conter a propagação do vírus. É importante lembrar que, a partir de maio, o uso de máscaras por toda a população será obrigatório. No momento, a obrigatoriedade se aplica às empresas.
O especialista explicou que a pessoa contaminada, ao usar a máscara, impede que as gotículas de saliva contaminem o ambiente. Desta forma, se todos usarem máscara, as chances de contaminação diminuem de forma considerável.
“O uso de máscaras é um ponto muito importante. Principalmente para evitar o contágio entre as pessoas quando estão na rua. Essas máscaras podem ser de pano, não há problema nisso, de tecido. O tecido mais utilizado é o de algodão. Pode pegar duas camadas de algodão, fazer a máscara e usar”, afirmou.
Durante o uso, conforme o médico, o ideal é não mexer na parte da frente da máscara para ajeitá-la.
“Se pegar por algum descuido, higienize imediatamente as mãos com água e sabão ou álcool gel. Porque a parte da frente da máscara vai ficar com contaminação, caso o vírus esteja no ambiente. Então se você pegar na parte da frente e depois levar a mão ao rosto, pode dar problema”, pontuou.
O infectologista afirmou que também é importante evitar colocar as mãos na parte da frente da máscara na hora de retirar ela do rosto.
“Segure ela pelo elástico e ponha de molho em uma solução de hipoclorito de sódio, como a água sanitária. Depois de alguns minutos, pode lavar a máscara com água e sabão. Esses cuidados são fundamentais para diminuir o contágio. Fazendo isso, vocês salvam vidas”, ressaltou.
Dicas - É preciso fazer a higienização das mãos, seja com sabão e água ou álcool gel, antes de colocar a máscara e depois que retirar. É aconselhável que as mulheres evitem o uso de maquiagem, para não manchar e diminuir a filtração e o tempo de vida útil do item e os homens tirem a barba para não atrapalhar.
Por quanto tempo é recomendado trocar a máscara?
Varia. A máscara não pode ficar úmida. Se isso acontecer, em até duas horas você deve trocar. Se conseguir usar por uma manhã, não tem problema. O ideal é usar em um turno de trabalho e descartar. Caso ela tenha algum tipo de danificação, tem que trocar, mesmo que precise fazer isso em um curto espaço de tempo.
Uma vez colocada e retirada, tem que descarta ou por para lavar. Se você tirar e colocar em cima da mesa, por exemplo, o local vai estar contaminado. Se tirar e colocar no pescoço rapidamente, e depois colocá-la de volta e ela não tiver contato com nada, pode utilizar, não vai perder a eficácia.
Como higienizá-la?
Deve lavar com água e sabão, álcool 70% ou hipoclorito composto químico usado como desinfetante. E se, depois disso, a máscara preservar as características originais dela, pode ser reutilizada.