Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024

Atualidades Segunda-feira, 09 de Maio de 2016, 00:00 - A | A

09 de Maio de 2016, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Saúde esclarece sobre distribuição das vacinas contra influenza

Jornal Mato Grosso do Norte



orrana Carvalho 
SES-MT 

Para efeitos de publicidade e transparência a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de Imunização, informa que as vacinas contra o vírus da influenza (H1N1) estão sendo distribuídas para as unidades da rede pública de saúde do estado, conforme o recebimento do Ministério da Saúde, que está ocorrendo de forma gradativa. Até o momento, Mato Grosso recebeu 509.951 mil doses da vacina, distribuídas aos 141 municípios.
“As vacinas são adquiridas pelo Ministério da Saúde que distribui aos Estados, e estes aos municípios. O cálculo de vacina para os estados é estabelecido pelo Ministério da Saúde com base nos dados das últimas campanhas e os registros nos sistema de informação”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães.
Flávia explica que foi previsto para Mato Grosso o envio de cinco lotes da vacina e que o valor já recebido refere-se ao acumulado até o quarto lote. Desta forma, a Secretaria de Estado de Saúde deve receber nos próximos dias cerca de 30% do total das 698.212 mil doses previstas para o estado, referente ao último lote da vacina. “As doses recebidas estão sendo encaminhadas por remessas, via Escritório Regional de Saúde, desde o dia 1º de abril e cabe a cada município traçar as estratégias de vacinação com base em sua população prioritária”, pontua a coordenadora.

Flávia ressalta ainda a importância da vacinação acontecer apenas para os grupos prioritários, que são o alvo da campanha. “Estamos orientando os municípios para que realizem a imunização das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Essa limitação precisa ser respeitada, para que não haja falta das vacinas”.
prioritários- A meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos elegíveis. Para isso, estão previstos no estado 815 postos de vacinação distribuídos nos 141 municípios.
Balanço- Até o momento Mato Grosso vacinou 271.772 pessoas contra o vírus influenza, popularmente conhecido como gripe, o que representa 38,9% da meta estabelecida. Entre os grupos prioritários foram vacinados idosos com 60 anos ou mais (41,26%), crianças menores de 5 anos (39,61%), gestantes (30,70%), puérperas (41,54), trabalhadores de saúde (53,30%) e povos indígenas (0,98%). Ainda foram imunizadas pessoas com comorbidades (47,40%) e funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade (18,78%).
A campanha de vacinação contra a influenza começou no dia 30 de abril em Mato Grosso e tem o objetivo de reduzir as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelos vírus, nos grupos prioritários. A vacina está disponível gratuitamente, nos postos de saúde, e protege contra os três subtipos do vírus e protege contra os tipos de vírus A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B, que são os de maior importância epidemiológica.
Números- A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) já soma 275 casos em Mato Grosso, notificados desde janeiro. Deste total 8 casos foram descartados e 263 continuam em investigação.
Quatro casos notificados tiveram resultados positivos para Influenza A H1N1 e três positivos para Influenza A H3N2. Deste total, um caso evoluiu para cura e três casos evoluíram para óbito. Ao todo 19 óbitos suspeitos foram notificados - três foram descartados e 16 continuam em investigação.
Entre os municípios com mais notificações de casos de SRAG destacam-se Cuiabá e Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop, com 82, 44, 25 e 20 casos, respectivamente. Os demais casos estão distribuídos em 34 municípios mato-grossenses entre eles Alta Floresta, Cáceres, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]