Terça-feira, 29 de Abril de 2025

Atualidades Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024, 08:51 - A | A

24 de Janeiro de 2024, 08h:51 - A | A

Atualidades / Alta Floresta

Secretária diz que ainda está se informando e organizando como será sua gestão na Saúde

Lúcia Tiso foi empossada na Secretaria Municipal de Saúde no dia 05 de janeiro



Ilson Machado
Reportagem

Conforme as palavras da nova Secretária Municipal de Saúde de Alta Floresta, Lúcia Tizo, em entrevista ao Jornal Mato Grosso do Norte, o desafio perante a pasta da saúde é grande. No entanto, a nova secretária, tecnóloga em administração hospitalar, não vê grandes dificuldades para criar programas de atendimento as demandas que atualmente não são poucas.
Lúcia que tomou posse no último dia 05, está dando os passos preliminares necessários para planejar seu objetivo que é ver uma saúde funcionando de forma plena no município.
Lembrou que o momento é de muitas reuniões para tomar pé do que transcorre no setor e também na formação de equipes que vão atender e melhorar a eficiência nas 17 Unidades de Saúde Básica (UBS) as quais, 16 estão localizadas na região urbana e 1 instalada na zona rural, além de 08 Postos de Saúde.
Ela faz questão de frisar que a sua primeira meta é dar uma atenção especial ao Programa de Saúde Familiar, organizando os PFs, até porque, de acordo com ela, as Unidades são uma porta de entrada dos trabalhos que são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O grande obstáculo que poderá dificultar a efetividade que Lúcia Tizo pretende dar a saúde, é a falta de recursos, investimentos para que os profissionais possam de fato desenvolverem suas atividades e atender as incontáveis demandas gerada.
Por isso, ela disse que fará questão de verificar todos os convênios, objetivando saber o que terá em mãos em termos de recursos para trabalhar e assim, obviamente, saber onde aplicar verbas, fazendo uma gerência com qualidade e transparência do dinheiro proveniente ao atendimento na área da saúde.
Ela assegura que está buscando conhecer todos os pormenores que envolvem a secretaria Municipal de saúde. Por estar recente no cargo, a secretaria não soube precisar o quantitativo e que exames estão sendo ofertados pelo município, mas esta pauta estará discutindo com a equipe, inclusive com o pessoal da administração do Hospital Municipal de Paranaíta, que atende também com exames pacientes de Alta Floresta.
Ainda com relação aos exames solicitados em consultas médicas, Lúcia Tizo disse que vai trabalhar fundamentada no quesito “urgência”, mas vai deixar a cargo dos médicos a avaliação, para que possam solicitar, ou não a urgência.
No caso de constatações de doenças serão analisados e os que requerem mais urgência que o paciente terá prioridade.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]