Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
A falta de limpeza no Cemitério Municipal Jardim da Saudade foi destaque na imprensa de Alta Floresta, na quarta-feira,14.
Populares que frequentam o local por terem seus entes queridos ali sepultados, reclamaram através dos órgãos de comunicação, pedindo uma solução imediata do poder público.
Uma mulher chegou a gravar um vídeo para mostrar a situação do capim que cresceu em meio túmulos e também material como copos descartáveis e outros objetos que são descartados no local, alertando para o perigo da dengue, num ambiente propício a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença.
O Secretário Municipal de Cidades, Valdiney Martins, resolveu fazer um pronunciamento sobre o assunto, haja vista que sua secretaria é responsável pelo setor de Zeladoria Pública.
Valdiney ressaltou que no mês de janeiro foi realizada uma manutenção necessária no cemitério, mas a chuvas fortes e constantes acabaram prejudicando o cronograma de trabalho.
Lembrou ainda de outros fatores que interferiram no andamento da limpeza planejada para o cemitério, como a dispensa de alguns servidores públicos e a solicitação de outras secretarias e órgãos públicos, reivindicando os trabalhos do setor de limpeza, a exemplo da Secretaria de Educação, Saúde, da Assistência Social, Crás, PSFs, Creches e Escolas.
Na opinião do secretário, nesses locais os serviços além de essenciais são emergenciais. Valdiney finalizou dizendo que o atendimento aos outros órgãos citados já foram concluídos e que novos servidores foram contratados para dar maior dinâmica nos trabalhos, frisando que a prioridade agora será voltada para o Cemitério Municipal.
De acordo com ele um novo cronograma de serviço foi elaborado criando uma força tarefa que vai atuar terça e quarta-feira da próxima semana com a finalidade de concluir a limpeza do local.