Nós do SISPUMAF - Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Alta Floresta - MT, sempre nos preocupamos com o tema Segurança no Trabalho, inclusive fizemos vários ofícios e reuniões discutindo este assunto com a Gestão Municipal. Estamos aguardando que seja implantado pela gestão do município, pois entendemos ser essencial na vida dos funcionários, além de evitar acidentes, salva vidas e todas vidas importam para nós.
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é obrigatório para empresas com funcionários sob o regime da CLT e pode ser implantado no setor público, pois temos as mesmas atividades de risco.
E muito importante Ter o Plano de Ação que define medidas de prevenção e controle para cada risco identificado, visando a sua eliminação ou minimização
O PGR visa identificar, avaliar e controlar os perigos e riscos presentes no ambiente de trabalho, a fim de proteger a saúde e segurança dos trabalhadores. Conforme estabelecido na Norma Regulamentadora - NR-1, é um programa que visa a gestão de riscos ocupacionais, buscando a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, existe outras NRs, que complementa este Programa.
Ele inclui, Inventário de Riscos, Identificação e caracterização dos perigos e riscos presentes no ambiente de trabalho, incluindo agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. E muito importante Ter o Plano de Ação que define medidas de prevenção e controle para cada risco identificado, visando a sua eliminação ou minimização.
O PGR é obrigatório por lei, e o não cumprimento pode gerar penalidades e hoje o município é a maior empresa da cidade com seus servidores efetivos e contratados. Precisamos de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável que contribui para o bem-estar, o objetivo principal do PGR é proteger a vida, saúde e segurança dos trabalhadores e nós iremos insistir nesse assunto mesmo que pareça ser repetitivo.
A implementação do PGR deve ser realizada por profissionais capacitados, como técnicos e engenheiros de segurança do trabalho, médico, psicólogo e enfermeiro do trabalho. Precisamos que a Gestão Municipal elabore esse programa e coloque em prática as medidas definidas no plano de ação.
Com isso, iremos evitar acidentes, percas de funcionários, doenças ocupacionais.
E no plano de ação contempla treinamentos, palestras, orientações que trará um ambiente de trabalho mais saudável, esperamos que possam ter um olhar com maior empatia para nossos servidores que trabalham no dia a dia em locais de maior risco, “Prevenir e o melhor caminho e menos doloroso para todos os envolvidos em um acidente de trabalho. ”
"Juntos Podemos Mais."
Edimar Silva Presidente SISPUMAF