Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

Atualidades Segunda-feira, 24 de Março de 2025, 08:44 - A | A

24 de Março de 2025, 08h:44 - A | A

Atualidades / atraso

Trabalhadores de viveiro de mudas de café não recebem salários há 3 meses

Acafemat, associação responsável pelo viveiro, não paga os salários dos colaboradores há 3 meses



Informações
Nova Band Hoje

Trabalhadores do Viveiro Municipal em Nova Bandeirantes estão sem receber seus salários há três meses. Um servidor que pediu para não ser identificado, confirma a informação. O local há três trabalhadores que vivem o mesmo drama.

O projeto é uma parceria entre o município e uma entidade, a Associação de Cafeicultores do Estado de Mato Grosso (Acafemat), responsável pela produção de mudas. Porém, o Poder Público Municipal cede apenas o espaço físico, que é o Viveiro Municipal.

O colaborador que cuida das mudas de café da Acafemat, aponta que o atraso salarial está caminhando para o quarto mês consecutivo.

“Está sendo difícil porque nós ficamos de receber os meses de dezembro e janeiro. Aí sempre vem mudando a data. Eles alegam que não receberam a última parcela para fazer o nosso pagamento”, afirmou o trabalhador.

Segundo este colaborador, a contratação dos funcionários teria sido feita pelo presidente da Acafemat, Douglas Santini. E a negociação foi feita com base em um contrato de trabalho.

“Na hora que vem o pagamento, vamos na prefeitura, pagamos o tributo e ele [Douglas] manda o pix para nós”, disse.

A média do salário pago aos trabalhadores é de R$3 mil fora as remunerações. “Nós conversamos, mas o Douglas sempre alega que tem uma parcela atrasada e ele tem que receber para nos pagar”, ratificou.
O que diz a prefeitura

O secretário Municipal de Agricultura, Luan Rodrigues, disse que o espaço foi cedido para a Acafemat, visando a produção de mudas de café clonal. E disse que toda a responsabilidade no tocante aos funcionários e custos, está sob a responsabilidade da Acafemat. E disse ainda ter notificado o deputado estadual Dilmar Dal Bosco sobre a situação.

Já o presidente da Acafemat, Douglas Santini, confirmou realmente existir essa pendência, por ainda não ter recebido os recursos da Secretaria de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso (SEAF). A Casa Civil, segundo ele, em breve fará a liberação do repasse.

“Nesta segunda-feira, 24, libera o orçamento do governo e provavelmente até o final da semana, o nosso dinheiro vai estar na conta”, afirmou o presidente da Acafemat.

 

Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]