Domingo, 31 de Agosto de 2025

Atualidades Sexta-feira, 17 de Maio de 2019, 00:00 - A | A

17 de Maio de 2019, 00h:00 - A | A

Atualidades /

Vicente da Riva | O Nortão será a região mais rica de MT



No início de nossa gestão em 1997, fazendo uma comparação entre o momento atual, nós não tínhamos energia elétrica, não tínhamos o aeroporto consolidado, não tínhamos o frigorífico, não tínhamos o IPREAF [instituto de Previdência do Servidor municipal de Alta Floresta], não tínhamos o Corpo de Bombeiros, não tínhamos a Sema [Secretária Estadual de Meio Ambiente], e enfim, todas estas coisas que lutamos para dar condições para Alta Floresta.
Vale observar que o melhor orçamento de minha gestão foi R$ 22 milhões. Ora, isto significa que o Estado e o nosso município eram relativamente fracos para fazer frente a todas estas necessidades. Passávamos por um período de dificuldade e necessidade de se lutar por infraestrutura. 
A prefeitura já tinha cerca de 1.200 a 1.300 funcionários. Tínhamos feito a gestão única em Educação com o Estado, que achei que na época, foi extremamente vantajoso, mas que depois foi interrompido por falha do município. Mas se hoje formos ver, o município tem um orçamento de mais de R$ 130 milhões, não tem mais o peso da questão da saúde porque foi transferida a parte do hospital para o Estado. No entanto, o Estado está mal, a prefeitura está mal, mas o nosso município está bem, com perspectivas, aumentando cada vez mais a qualidade de nossa pecuária, aumentando a lavoura da soja [eu sou um exemplo, estou plantando soja] e a cidade está atraindo empresas para cá.
Agora, o grande problema do nosso município e do Estado e do país é o poder público. Ele está desregulados em suas despesas, em suas prioridades e está acobertando, atos irregularidades. E quando falo, não estou me referindo apenas ao Executivo, mas também ao Legislativo e ao Judiciário, que hoje constituem o grande problema da nossa nação, começando lá pelo Superior Tribunal Federal (STF), que não tem bom sido exemplo. 

Portanto, a iniciativa privada é que está levando adiante o município e a região. Na minha visão, num prazo de 10 anos, a faixa mais rica do Estado vai ser o nortão, que será muito desenvolvido. Acredito que precisa ser feito estes ajustes a nível de administração pública. 

 Neste 43 anos que a cidade está comemorando, quero parabenizar os pioneiros, desbravadores e que acreditaram. Alta Floresta é uma sucessão de vitórias e vamos ter muitas ainda. Só precisamos acreditar naquilo que sempre foi o nosso lema, e que acabou sendo o lema de nossa bandeira: Nada resiste ao trabalho. Portanto, vamos trabalhar pelo bem comum. Meu pai [Ariosto da Riva] sempre falava que não adianta você estar bem, você tem que lutar para que todos estejam bem.
Mas isto significa cultivar determinados valores. Hoje em nosso país, não temos uma crise econômica e política. Temos uma crise de valores. Perderam a vergonha na cara e precisamos retomar o caminho e Alta Floresta é um exemplo neste sentido.

Vicente da Riva, ex-prefeito de Alta Floresta (1997/ 2000, colonizador e filho de Ariosto da Riva, fundador de Alta Floresta

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]