José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte
A maioria dos municípios da região norte de Mato Grosso adotou medidas emergenciais para prevenir e conter o avanço do Coronavírus, seguindo o exemplo do governo estadual, que está empreendendo uma série de ações de enfrentamento a proliferação da doença em Mato Grosso.
Em Alta Floresta, o prefeito Asiel Bezerra (MDB) decretou Emergência na terça-feira, 17. A partir de segunda-feira, 23, as aulas nas escolas municipais e particulares de Alta Floresta estão suspensas pelo decreto municipal assinado pelo prefeito, até no dia 5 de abril.
A medida, segundo o prefeito, é por prevenção a pandemia de Coronavírus. “Não temos ainda nenhum caso registrado em Alta Floresta e com fé em Deus, não teremos. Mas já estamos tomando as medidas necessárias para que não tenhamos um grande número de casos no município”, disse.
O prefeito observa que os países que tomaram as decisões certas, hoje tem os casos, mas de forma mais amenas. E os que não tomaram as medidas estão em calamidade pública.
“Tomamos esta decisão, acompanhando a decisão do governador Mauro Mendes que decretou Estado de Emergência em Mato Grosso e estamos decretando também Emergência em Alta Floresta”, assegura o prefeito.
O prefeito de matupá, Valter Miotto (MDB) assinou decreto de emergência, na quarta-feira, 18, contendo diversas medidas de prevenção ao contágio do Covid 19. Dentre as quais, a suspensão das aulas nas escolas públicas municipais, de 23 de março a 5 de abril, suspender por 30 dias as atividades no Centro de Convivência dos Idosos, suspensão da inauguração de obras públicas previstas para serem realizadas pelo poder público municipal.
Foram suspendas todos eventos de qualquer natureza, que dependam de licença da prefeitura, em locais abertos com público superior a 100 pessoas, e em locais fechados com público superior a 50 pessoas.
Suspensão de viagens dos servidores municipais, salvo se devidamente autorizada pelo Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus ou por Secretário Municipal.
A prefeitura de Matupá determinou também, que, a secretaria de Saúde, e realize, de forma urgente, campanhas publicitárias de orientação e precaução ao contágio do vírus, abrangendo todos os públicos alvos, como idosos acima de 60 anos e estudantes de escolas públicas e etc.
O decreto oriente quem estiver com os sintomas da doença, procurar as Unidades de Saúde. O município criou um Comitê de enfrentamento ao Coronavírus.
O prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan (DEM), decretou Situação de Emergência nesta quarta-feira, 18. Dentre outras medidas, o decreto suspende os eventos promovidos pela Administração Pública Municipal em ambientes fechados com mais de 50 pessoas ou em local aberto superior a 100 pessoas, tais como cursos, reuniões, inaugurações, feiras, shows, festivais, congressos, conferências, palestras, eventos culturais, jogos esportivos e congêneres. A recomendação é extensa a iniciativas privadas.
E a suspensão das aulas na rede pública municipal a partir de 19/03 até o dia 05 de abril.
Outros municípios que decretaram Emergência - Carlinda, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Colíder, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte e Santa Helena.
Em todos os municípios, as aulas em escolas municipais e estaduais, estão suspensas por decreto do governo estadual.
Medidas anunciadas pelo governo estadual
Saúde - Credenciamento para contratação emergencial de profissionais da saúde;
- Em hospitais públicos e privados, fica restrito a um acompanhante por paciente internado, por tempo indeterminado;
- Suspensão de agendamentos de cirurgias eletivas em hospitais estaduais,
Transporte - Ficam autorizadas às concessionárias e permissionárias a suspender o transporte coletivo intermunicipal no âmbito do Estado de Mato Grosso;
- As concessionárias e permissionárias de serviço público de transporte coletivo municipal e estadual deverão adotar todas as medidas de assepsia no interior dos veículos, de acordo com as normas sanitárias vigentes, cabendo aos órgãos regulatórios estaduais e municipais executar a fiscalização;
- Fica recomendada ao setor privado a suspensão de eventos que concentrem mais de 50 pessoas em ambientes fechados e mais de 100 em ambientes abertos, a exemplo de atividades em feiras, academias, cinemas, clubes, missas, bares, restaurantes e boates.
Sistema penitenciário - Visitas em todas as cadeias, unidades e socioeducativos ao Estado de Mato Grosso ficam suspensas por 15 dias, podendo ser prorrogadas.
Eventos e aglomerações - Fica recomendada ao setor privado a suspensão de eventos que concentrem mais de 50 pessoas em ambientes fechados e mais de 100 em ambientes abertos, a exemplo de atividades em feiras, academias, cinemas, clubes, missas, bares, restaurantes e boates.