Claudio Soranzo/Auto Press
O Lotus Emira é o tipo de esportivo que exibe um alto desempenho, e ao mesmo tempo seduz por ser cativante. Com um design agressivo, ele também traz o famoso efeito kart, quando o carro fica agarrado ao chão, com uma estabilidade mecânica impressionante. Ele se transforma em uma verdadeira panaceia para quem busca a sensação de liberdade e muita adrenalina. O tour de apresentação da gama Lotus trazia a seguinte provocação no título: “Você é piloto ou não?”. O desenho clássico moderno do Emira é respeitado também na concepção do modelo. Ele traz motor central-traseiro a motor de combustão. No caso, um quatro-em-linha turbo com 2.0 litros e câmbio de dupla embreagem de 8 marchas.
Na versão Turbo, ele tem 365 cv e 43,9 kgfm. Na versão Turbo SE avaliada, são 406 cv e 49 kgfm de torque. Há ainda uma terceira versão, com motor 3.5 litros com compressor mecânico, mas com os mesmos 406 cv, mas com torque menor, de 42,8 kgfm.
Ou seja: ele segue a receita clássica da Lotus, de obter uma ótima relação peso/potência valorizada baseado na leveza do modelo. Em ordem de marcha eles pesam entre 1.446 kg e 1.458 kg, o que faz com que cada um de seus cv carregue menos de 4 kg. O tamanho é também típico de esportivos ingleses: 4,41 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,22 m de altura e distância entre eixos de 2,58 m. Ele oferece três modos de pilotagem: Tour, Sport e Track.
Um charme dos supercarros presente no Emira Turbo SE é o botão de ignição protegido sob uma capa protetora vermelha, como se fosse para o lançamento de um míssil
Durante a avaliação, chamou atenção como o modelo veste o condutor. Os bancos são extremamente ergonômicos e todos os comandos ficam ao alcance das mãos. Com um quadro de alumínio leve, distribuição perfeita de peso e aerodinâmica refinada, o pequeno bólido britânico proporciona uma experiência de direção autêntica e envolvente na estrada. O controle de largada é impressionante. Com ele, o zero a 100 km/h pode ser feito em 4 segundos exatos.
O Lotus Emira é essencialmente um GT pensado para a estrada e a sensação é de se estar quase em contato com o chão. Obviamente, cada aspereza do asfalto chega ao condutor e fica ainda menos filtrada conforme a velocidade sobe.
O volante é pequeno e preciso, para reagir de imediato a cada mínima mudança de direção. As acelerações queimantes, os freios originados em circuito e o controle absoluto da carroceria geram uma sensação muito especial.
O modelo avaliado Turbo SE, de Special Equipment, é o com maior potência e melhor desempenho, aproveitando os muitos recursos disponíveis em comparação ao modelo Turbo, incluindo o pacote Lotus Driver com suspensão esportiva, discos de freio em duas peças e pinças amarelas.
Um charme dos supercarros presente no Emira Turbo SE é o botão de ignição protegido sob uma capa protetora vermelha, como se fosse para o lançamento de um míssil. Os pneus Goodyear montados em belas rodas de 20" com raios em V prateados brilhantes são excelentes. Tudo para fazer valer os mais de US$ 125 mil, ou cerca de R$ 680 mil – pedidos por ele.















