POR CARLO VALENTE
INFOMOTORI.COM/ITÁLIA
EXCLUSIVO NO BRASIL PARA AUTO PRESS
Há cinco anos, desde o Salão de Frankfurt de 2017, a Volkswagen vem mostrando os protótipos do furgão ID.Buzz. Desde o início, o desenho pretendia fazer uma interpretação moderna da Kombi T1, batizada no Brasil de Corujinha, e essa lógica foi mantida em todos os conceitos até o modelo que efetivamente chega ao mercado nesse início de 2023.
Apesar da inspiração nos elementos estilísticos do antigo furgão, o novo modelo oferece uma experiência de condução totalmente nova, graças a um trem de força de 204 cv (150 kW) e 31,6 kgfm, alimentado por baterias de 77 kWh. A promessa é de uma autonomia de 418 km, calculado no ciclo europeu WLTP.
O ID.Buzz vai ser oferecida em uma versão para a família, com cinco lugares, ou para uso profissional, na versão cargo. As medidas externas em ambos os casos são as mesmas. São 4,72 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,93 m, de altura e entre-eixos de 2,99 m. Portanto, não falta espaço no interior do habitáculo. A fileira de banco traseira é instalada sobre trilho e pode correr até 15 cm, para aumentar o conforto dos passageiros ou o volume de carga.
Em posição normal, o ID.Buzz admite até 1.121 litros no porta-malas e esse total sobe para 2.205 litros com o rebatimento da segunda fileira de assentos. Para breve, a Volkswagen promete uma versão para sete passageiros, o que deve abrir um leque gigante de potenciais consumidores, desde hotéis e carros de aplicativos até famílias numerosas que hoje têm de recorrer a SUVs gigantes.
No caso da versão “civil” do furgão elétrico, são dois padrões de conteúdo: Pro e Pro+, ambas com o sistema Car2X, desenvolvido pela fábrica alemã para a família de elétricos, e com um pacote ADAS Nível 2 de autonomia, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, assistência frontal, assistente de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, sensores de estacionamento e câmera de visão traseira, entre outros.
Sem contabilizar incentivos governamentais, a versão Pro inicia em 66 mil euros e a Pro+ em 68.500 euros, respectivamente R$ 360 mil e R$ 375 mil. Os opcionais disponíveis podem acrescentar mais de 10 mil euros, ou R$ 54 mil. A versão Cargo vai custar a partir de 47 mil euros, ou R$ 255 mil. No Brasil, o ID. Buzz dificilmente será lançado nos próximos anos.
Força e precisão - A Volkswagen escolheu um trajeto surpreendente para apresentar o ID.Buzz, com uma rota que realmente mistura estrada e cidade. Nas apresentações de carros elétricos, o padrão é impor um itinerário mais urbana, para favorecer o modelo. Chamou a atenção a extrema aderência e o bom manuseio na estrada deste veículo de 2,5 toneladas que, graças à tração elétrica traseira, tem reações vigorosas que nenhum rival a gasolina seria capaz de replicar.
A ousadia do design externo, principalmente nas unidades bicolores com saia e blusa, se sustentar no visual do interior. A amplitude e o brilho do habitáculo trazem uma decoração agradável e uma organização bastante racional. O estilo é verdadeiramente futurista com soluções inteligentes. Pelo espaço, conforto, potência e estabilidade, o ID.Buzz seria extremamente indicada para ser um veículo estradeiro.
O único impedimento para isso é a limitação imposta pela bateria de 77 kWh, que não permite milagres nem no desempenho nem na autonomia. Apesar de a ter um vigor impressionante, se comparada a rivais alimentados por gasolina ou diesel, a limitação da velocidade máxima em 145 km/h desanima o condutor que quer explorar um pouco mais a capacidade do modelo.
Para iniciar o teste, não é necessário apertar nenhum botão. Como um carro elétrico está sempre ativo, basta destravar as portas, apertar o cinto e selecionar a marcha para que o ID.Buzz esteja pronto para se movimentar. E sempre silenciosamente. Na estrada, os quase 5 metros de comprimento e 2 de largura virtualmente desaparecem, graças a uma direção precisa e um manuseio incrível. Impressiona também a eficiência do sistema de frenagem nas descidas íngremes, onde a recuperação de energia foi intensa. Caso seja necessária uma recarga, a Kombi do futuro é capaz de recuperar a carga entre 20% e 80% do total em menos de 30 minutos. Isso em uma coluna de recarga de 150 kW.