Sábado, 08 de Fevereiro de 2025

Carros Domingo, 02 de Fevereiro de 2025, 16:26 - A | A

02 de Fevereiro de 2025, 16h:26 - A | A

Carros / CHERY TIGGO 7 PRO HYBRID

Fórmula de mercado

Versão híbrida leve do Chery Tiggo 7 atrai pela modernidade e boa relação custo/benefício



por Elkin Chávez
Autocosmos.com/Colômbia
Exclusivo no Brasil para Auto Press

               

A Chery é um conglomerado automotivo que avança rapidamente em tecnologias e produtos. Os números sustentam essa afirmação: nos últimos 20 anos, foi a marca chinesa que liderou a exportação de veículos de passageiros, está presente em mais de 80 países e regiões e tem uma frota circulante de 14 milhões de veículos. No Brasil, a marca é representada pela Caoa, que inclusive faz a montagem de alguns modelos em Anápolis, Goiás. Embora tenha uma imagem razoavelmente consolidada no país, tem uma estratégia de mercado pouco confiável – com modelos que entram e saem de linha rapidamente.                 Atualmente concentra esforços em poucos modelos: os SUVs Tiggo 5X, 7 e 8, o sedã Arrizo 6 e o minicarro iCar. Na busca de se atualizar tecnologicamente, a marca investiu na eletrificação dessa linha. Dentre eles, o que mais vendeu em 2024 foi o SUV médio Tiggo 7 Pro Hybrid, que no ano passado emplacou exatas 2.466 unidades, ou 8% de um total de 30.896 emplacamentos – que também torna o modelo mais vendido da CaoaChery no Brasil.                

O Tiggo 7 foi o modelo que estreou a linguagem de design atual da marca, com proporções bem equilibradas. O SUV exibe uma carroceria elegante e sóbria, com um certo ar esportivo. Na frente, a enorme grade se destaca com um padrão que gera um efeito tridimensional. Existem luzes led automáticas na parte superior e inserções profundas para acomodar as unidades de neblina na área inferior.                

O apelo visual do exterior é complementado por luzes traseiras de LED integradas transversalmente, barras de tejadilho, jantes de luxo de 18 polegadas, spoiler traseiro, teto solar panorâmico e saídas de escape desportivas. As dimensões com 4,50 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,71 m de altura e 2,67 m de entre-eixos deixam um pouco acima da média do segmento, se comparado a rivais como Corolla Cross, Jeep Compass e Volkswagen Taos. Isso se traduz em uma cabine espaçosa, iluminada e suficientemente confortável mesmo no quinto assento, já que o túnel de transmissão mal se projeta no chão.                

Já em relação ao preço, o SUV da Chery tem uma clara vantagem. A versão híbrida custa R$ 181.990 – valor muito próximo aos concorrentes na versão de entrada. A diferença é que o Tiggo 7 Pro já vem com um conteúdo bem completo, contando inclusive com recursos ADAS. Tais como alerta de abertura de portas, monitoramento de faixa, monitoramento de ponto cego, farol alto automático, assistente de congestionamento, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem automática, alerta de colisão traseira e de tráfego cruzado traseiro.                

O interior oferece uma boa percepção de qualidade, tanto em materiais quanto em acabamentos. O console frontal é concebido por planos sobrepostos, decorados com couro e guarnições que imitam metal escovado. O resultado é um conjunto elegante e sóbrio que destaca a funcionalidade. A atenção da cabine é roubada pelo enorme painel flutuante de 24,6 polegadas, que permite controlar todas as informações do veículo de forma panorâmica. A tela central multifuncional e o monitor sensível ao toque da central multimídia, ambos de 12,3 polegadas, estão integrados.                

O acabamento do Tiggo 7 Pro é em couro ecológico pespontado e o design dos bancos é esportivo, com bons apoios laterais nos bancos dianteiros. O interior tem diversos nichos para objetos. O console central é alto e na parte inferior há um pequeno porta-trecos. Isso além do compartimento sob o apoio de braços entre os bancos dianteiros e o porta-luvas. A parte superior do console também termina naquele belo acabamento em metal escovado e é lá se localiza o controle de mudança do tipo joystick, assim como o controle do freio de estacionamento eletrônico e o carregador de celular sem fio.                

Uma terceira tela sensível ao toque de 8 polegadas é dedicada ao controle climático de zona dupla. O Tiggo 7 Pro Hybrid ainda possui recursos como volante multifuncional de base plana em couro, chave presencial para travas e ignição, botão de partida, partida remota do motor, luz ambiente multicolorida configurável e câmera 360. O sistema de áudio Sony e possui oito alto-falantes, com conectividade Bluetooth e CarPlay sem fio e Android Auto.                

Sob o capô, o híbrido leve Tiggo 7 Pro possui um motor turbo da família Acteco. No Brasil, esse propulsor de quatro cilindros com 1.5 litro é flex e gera 147/150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, com gasolina/etanol. Além desse esquema de tração dianteira, há um sistema de hibridização leve que é alimentado por uma bateria de lítio de 48 volts com capacidade de 0,35 kWh; que aciona um gerador de partida de correia. Esse sistema adiciona 10 cv e 4,1 kgfm, chegando a uma potência máxima de 160 cv e torque de 25,5 kgfm. A transmissão fica a cargo de uma caixa de câmbio do tipo CVT, que simula nove marchas com dois modos de condução (Eco e Sport).  

Impressões ao dirigir

Ritmo morno                

No modo Eco, a condução do Tiggo 7 Pro Hybrid é muito descontraída e fluida, graças à gestão suave da transmissão CVT e a progressividade no ganho de velocidade, o que é ideal para o uso urbano. De qualquer forma, o modo Sport faz brilhar este motor turboalimentado, que entrega toda a sua potência a partir de 1.750 rpm e a mantém adequadamente até 4 mil rpm. Na verdade, seu bom torque favorece uma dinâmica confiante ao enfrentar subidas ou ultrapassagens.                

Se destaca também o ajuste da suspensão, independente em ambas as extremidades, que utiliza um esquema McPherson na frente e multilink na traseira. A capacidade que tem de absorver as irregularidades da estrada é muito favorável. Por fim, o esquema de freio, ventilado na frente e sólido na traseira, é bem assistido.                

O sistema de hibridização leve do Tiggo 7 não só evita a restrição de mobilidade nas cidades onde se aplica, mas favorece também a economia de combustível, em até 15%. A ação do sistema é especialmente perceptível na condução urbana congestionada, já que a propulsão elétrica se encarrega das arrancadas – ponto crítico de consumo. O Tiggo 7 Pro Mild Hybrid tem um design moderno, tecnologia inovadora e um bom nível de equipamento. E a qualidade que mais ajuda no mercado brasileiro: preço atraente.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]