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Carros Sexta-feira, 28 de Outubro de 2022, 11:02 - A | A

28 de Outubro de 2022, 11h:02 - A | A

Carros / Oroch Outsider

Injeção de ânimo

Renault Oroch Outsider muda de personalidade com o motor turbo de até 170 cv



POR EDUARDO ROCHA
AUTO PRESS

A Renault Oroch vive uma espécie de vida dupla. Historicamente no Brasil, a picape emplaca entre 1 mil e 1.500 unidades por mês, que é um bom desempenho em termos absolutos, mas nem tanto em termos relativos. Afinal, a ideia original da picape era concorrer com a Fiat Toro, já que ambas têm um tamanho intermediário entre as picapes compactas e médias, mas vende bem menos. No entanto, em diversos outros países para onde é enviada, a partir da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, a Oroch tem uma aceitação bem mais pujante. Um bom exemplo foi o que ocorreu em agosto. A Oroch emplacou na Argentina 2.166 unidades, quase o dobro das 1.134 unidades que emplacou no Brasil e 50% a mais que a Fiat Toro – que no Brasil vende de cinco a seis vezes mais que a Oroch.
Ou seja: as vendas lá ou aqui não são necessariamente uma expressão da qualidade do produto, mas apenas uma contingência de mercado. A Oroch passou por uma renovação em abril último, que passou a se refletir nas vendas apenas em julho, quando o modelo viu suas vendas retomarem as médias históricas. No visual externo, as mudanças de restringiram à grade e ao para-choque dianteiro. Mas o principal ponto desse rejuvenescimento do modelo veio pela adoção do motor TCe 1.3 com câmbio CVT com oito marchas na versão de topo Outsider. Trata-se do mesmo conjunto usado no Duster e na Captur e tem rendimento e eficiência capaz de mudar o nível da picape da Renault. A versão tem 163/170 cv e 27,5 kgfm com gasolina e etanol. Isso representa um incremento de 40% na potência e de quase 70% no torque. Além de ter a vantagem de já ter o motor a pleno com apenas 1.600 rpm.
Além da diferença abissal no desempenho, a Oroch 2023 passou por uma redecoração completa no interior. Na versão avaliada, Outsider, o modelo traz revestimento em couro sintético nos bancos, portas, apoio de braço, volante e coifa do câmbio. O console frontal ganhou linhas mais limpas, com as saídas de ar integradas e um ganho nessa nova organização foi a elevação da tela de 8 polegadas da central multimídia, que fica no alto do console, alinhada com o painel de instrumentos. Além de ser reposicionada, o sistema agora conta com espelhamento sem fio. Com esse reposicionamento, abriu um espaço para um porta-objetos bem acessível, a meia altura do console central.
Como versão topo de linha, a Outsider traz toda a oferta de equipamentos da gama. Mas a lista é menos extensa do que faria supor o preço de R$ 145.700 pedido pelo modelo. De destaque, esta versão da Oroch tem rodas de liga leve, câmera de ré com sensor, sensores de luz e chuva, revestimento em couro sintético, ar-condicionado automático, para-choques de impulsão com faróis de longo alcance e faróis de neblina, alargadores de para-lama e detalhes estéticos como maçanetas pintadas em preto brilhante, por exemplo. Já na parte de segurança, o modelo oferece o mínimo possível: airbags frontais, ABS com assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração com sistema anticapotamento.

Ficha técnica
Renault Oroch Outsider TCe 1.3 Turbo
Motor: Gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.332 cm³, com turbocompressor, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo variável no cabeçote e variador de fase com comando eletrônico. Acelerador eletrônico e injeção direta de combustível.
Transmissão: Continuamente variável (CVT) com conversor de torque opção de trocas sequenciais de oito marchas pré-programadas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 162/170 cv com gasolina/etanol entre 5.500 e 6 mil rpm.
Diâmetro e curso: 72,2 mm X 81,4 mm.
Taxa de compressão: 10,5:1
Aceleração 0-100 km/h: 9,9 segundos com etanol.
Velocidade máxima: 189 km/h com etanol.
Torque máximo: 27,5 kgfm com etanol e gasolina entre 1.600 e 3.750 rpm.
Suspensão: Dianteira do tipo McPherson com braços inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos, e molas helicoidais e barra estabilizadora. Traseira tipo Multilink independente, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos. Controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 215/60 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e a tambor atrás. Oferece ABS com controle de saída em rampa.
Carroceria: Crossover em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,72 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,70 m de altura e 2,83 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais de série. Altura mínimo do solo de 21,2 cm.
Peso: 1.432 kg.
Capacidade da caçamba: 683 litros.
Capacidade de carga: 650 kg
Capacidade tanque de combustível: 46 litros.
Preço da versão: R$ 145.700.
Preço da unidade avaliada: R$ 147.700. 

Álbum de fotos

Foto: Eduardo Rocha/Auto Press

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