Terça-feira, 05 de Novembro de 2024

Carros Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2023, 16:15 - A | A

22 de Dezembro de 2023, 16h:15 - A | A

Carros / Para fretes citadinos

Na logística urbana

O caminhão leve Mercedes-Benz Sprinter Truck 315 CDI Street longo rentabiliza nas ruas a força do motor OM654



por Luiz Humberto Monteiro Pereira

AutoMotrix              

A linha Sprinter da Mercedes-Benz estreou em 1995 na Alemanha e desembarcou no Brasil em 1997, com opções de vans de passageiros, furgões e chassis para transporte de carga e distribuição urbana. A terceira e atual geração fez sua estreia no país no final de 2019. Atualmente, a linha Sprinter apresenta um portfólio com 87 configurações. Em 2021, as versões chassi-cabine passaram a ser denominadas Sprinter Truck, como parte da estratégia da Mercedes-Benz para consolidar a linha chassi-cabine do veículo comercial leve produzido na Argentina como um caminhão leve. Em março do ano passado, a Mercedes-Benz Vans lançou no Brasil a nova linha de furgões Sprinter Street 315 CDI, com o motor a diesel de quatro cilindros OM654. E o Sprinter Truck 315 CDI Street firmou-se como um dos caminhões leves que brigam no crescente segmento de entregas urbanas no país. No modelo longo, com 5,88 metros de comprimento, 3,66 metros de entre-eixos e 1.933 quilos, pode transportar até 1.567 quilos de carga útil. Está apto para circular nos perímetros urbanos e pode ser dirigido por motoristas com a CNH do tipo B – a mesma dos automóveis comuns. O preço parte de R$ 265 mil.            

Segundo a Mercedes-Benz, a geração de motores OM654 que move o Sprinter Truck 315 CDI Street foi desenvolvida com características de melhor desempenho – 5% mais potente e com torque 3% superior se comparado à anterior –, além de ser mais silencioso, ter menos vibrações e causar menor emissões de poluentes. Visando a reduzir o atrito do motor, o bloco é 100% de alumínio e conta com a combinação de pistões em aço com perfil escalonado. A recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias contribui para menores taxas de emissões. O motor turbodiesel 2.0 16V de 150 cavalos e 34,7 kgfm trabalha acoplado a uma transmissão manual ZF-6S, de 6 marchas. Com tanque de combustível de 71 litros, o Sprinter Truck 315 CDI Street alcança uma autonomia superior a 700 quilômetros em ambiente urbano.            

Primeiras Impressões  

Dinâmica da cidade  

Limeira/SP – O teste do Mercedes-Benz Sprinter Truck 315 CDI Street modelo longo foi feito nas estradas do entorno do Centro Logístico da Mercedes-Benz Cars & Vans na cidade paulista de Limeira. O motor turbodiesel OM654, com potência de 150 cavalos a 3800 rpm e torque de 34,7 kgfm disponível de 1.500 a 2.400 giros, esbanja força e agilidade para rodar com desembaraço nas cidades e também nas estradas. É bem assessorado pela transmissão mecânica de 6 marchas ZF-6S, que permite engates precisos. O conjunto possibilita uma operação suave e confiável, reduzindo o nível de estresse do motorista. O Sprinter Truck 315 CDI Street proporciona performances bastante convincentes dentro da proposta de um caminhão leve, usado para viabilizar entregas mais rápidas e seguras nas cidades. O “powertrain” supera os requisitos de emissões do Proconve L7 – atinge nota “A” nesse aspecto.            

A habitabilidade da cabine é boa e a visibilidade proporcionada é correta. A cabine funciona como um escritório e os bancos são ergonômicos – permitem encontrar facilmente uma posição de direção que não cansa o motorista. Destaque para a central multimídia e o sistema MUBX, que é opcional e proporciona opções versáteis de comunicação e infoentretenimento. Suas funções podem ser operadas intuitivamente na tela sensível ao toque de alta resolução de 17,8 centímetros (7 polegadas) ou com os botões de controle de toque no volante multifuncional.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]