Natalia Emanoela Varela
Mato Grosso do Norte
Na sexta-feira, 25, será o dia do Black Friday. A data é marcada pelas promoções vantajosas que as lojas e empresas colocam a disposição dos clientes, com preços muito atrativos.
No entanto, o consumidor deve ficar alerta para não acabar sendo ludibriado ao fazer as suas compras, seja em lojas físicas ou online. A chefe do Procon de Alta Floresta, Adelina Dias, orienta os consumidores a terem cautela e ficarem atentos para não serem enganados com falsas promoções.
“Quando o consumidor quer comprar um produto e decide esperar pela Black Friday para aproveitar as variações de preço, nossa orientação é verificar os preços antes e durante o período de promoção. Existem vários fornecedores que tendem aumentar o valor do produto antes da promoção, para voltar ao valor normal neste período”, alerta.
Conforme Adelina, durante o Black Friday, acontecem falsas propagandas. “Caso o cliente perceba a camuflagem de preço, pode estar recorrendo com os seus direitos de consumidor amparado em lei”, explica.
Outra dica importante é se certificar sobre nota fiscal, funcionamento, garantia e o processo de pagamento do produto, para não haver desentendimento após a compra.
Black Friday acontece neste dia 25 de novembro. Consumidor deve ficar com o radar ligada para não se enganar com falsas promoções
Compras online - Com a chegada da Black Friday, muitos criminosos se utilizam do grande acesso aos sites de compras para produzirem falsos anúncios e aplicarem golpes nos consumidores. Por isso, se dever sempre confir a autenticidade da loja em que for comprar; procure comprar em lojas grandes e verificadas; não coloque seus dados pessoais ou do cartão em qualquer site.
Se você estiver na dúvida sobre o preço e achar que a oferta pode não ser verdadeira, vale ligar no SAC da loja para confirmar.
Reunião em Cuiabá - O PROCON estadual e reuniu com representantes de unidades municipais de Mato Grosso na primeira reunião presencial pós pandemia. Foi apresentado e debatido as melhorias e as novas metas para o próximo ano.
Adelina Dias Amorim, chefe do Procon de Alta Floresta, esteve representando o município no evento que aconteceu durante os dias 17 e 18 de novembro, em Cuiabá. De acordo com ela, as reuniões que aconteciam anualmente e passaram a ser online devido ao Covid-19, conseguiu reunir representantes de 30 Procons do estado, para discutir os principais temas para a melhoria do atendimento ao consumidor.
“A reunião foi ótima! Conseguimos trazer novas ideias, podemos conhecer e interagir com as outras pessoas que também estão neste meio. Um dos temas destacado no encontro foi o superendividamento, que ainda é um enigma para alguns Procons. E a questão do mínimo existencial, com palestras bem explicativas que passaram uma segurança a mais. Nossas metas para o próximo ano é buscar trabalhar essas melhorias e novos métodos no ambiente de trabalho para atender as necessidades de quem nos procurar”, afirma.