Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025

Esporte Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025, 15:46 - A | A

15 de Outubro de 2025, 15h:46 - A | A

Esporte / ESPORTE

Brasil sofre uma virada do Japão no Estádio de Tóquio e perde invencibilidade

Seleção Brasileira abre 2 a 0, mas sofre virada e perde para o Japão pela primeira vez na história



Assessoria

A Seleção Brasileira sofreu uma derrota para o Japão por 3 a 2 em seu segundo e último compromisso da Data FIFA de outubro. O duelo aconteceu no Estádio de Tóquio, na capital japonesa e contou com a presença de 44.920 torcedores.  O jogo foi marcado por falhas do zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro, e do goleiro Hugo Souza, do Corinthians. 

Após o jogo, o técnico Carlo Ancelotti avaliou o impacto dos erros individuais na performance do time. O treinador italiano, inclusive, apontou que a situação pode gerar ensinamentos para o futuro. 

“Os erros individuais não afetam a presença dos jogadores na equipe, a avaliação que temos de fazer é a reação da equipe depois do primeiro erro, que não foi boa porque perdemos um pouco de equilíbrio no campo, perdemos um pouco de boa atitude, de pensamento positivo, então, aí, como eu disse, é uma boa aula para o futuro”, disse.

Até então elogiado pelo técnico Carlo Ancelotti, o sistema defensivo brasileiro sofreu dois gols pela primeira vez nos últimos cinco jogos – apenas contra a Bolívia a Amarelinha perdera por 1 a 0 nas Eliminatórias. 

Nos 14 jogos realizados entre as seleções, o Brasil tem 11 vitórias, dois empates e uma derrota. Foram 37 gols marcados e oito sofridos. Com uma seleção bastante modificada em relação ao time que goleou a Coreia do Sul por 5 a 0 na última semana, o Brasil não teve vida fácil nos primeiros minutos de partida.

A partida começou muito equilibrada e, apesar da maior posse de bola da Seleção Brasileira, a equipe de Carlo Ancelotti teve dificuldade para começar a achar os espaços certos. A primeira chegada do Brasil aconteceu aos nove minutos de jogo. Beraldo rebateu a bola de primeira, e a defesa japonesa tirou errado. Martinelli se antecipou aproveitando a oportunidade, invadiu a área e cruzou com perigo, assustando o goleiro Zion Suzuki.

O Brasil marcou no primeiro tempo com o lateral-direito PH, do Vasco, e com Martinelli. Mas, no segundo tempo, Minamino, Nakamura e Ueda deram a virada aos japoneses, que comemoraram como se fosse um título após o apito final.

Próximo aos 20 minutos, o Japão teve boas chances de achar o caminho do gol, mas foi impedido pela defesa brasileira. Ueda quase abriu o placar após passe do camisa 10, Minamino, mas desviou para fora.

A Amarelinha mostrou seu talento com duas boas oportunidades. Em sua segunda partida pelo Brasil, Paulo Henrique se consagrou com um gol. Bruno Guimarães recebeu de Paquetá e deu um belo passe para o camisa 13, que invadiu a área e deu o tapa de primeira para abrir o placar.

O segundo gol do Brasil começou em um passe de cavadinha de Lucas Paquetá para Gabriel Martinelli, que esperou a bola quicar e chutou com a perna esquerda para balançar a rede.

O segundo tempo começou muito disputado e quem se saiu melhor foi a seleção japonesa.  O jogo parecia controlado pela Seleção no início do segundo tempo. No entanto, aos 6 minutos, Fabrício Bruno errou na saída de bola e entregou para Minamino, que ficou na cara do goleiro e finalizou com precisão para descontar.

empate japonês ocorreu aos 16 minutos. Ito foi lançado pelo lado direito e cruzou para a área. Nakamura apareceu livre na segunda trave e finalizou para o gol. Fabrício Bruno teve a chance de afastar, mas a bola bateu nele e entrou.

A virada quase ocorreu aos 24 minutos.   Na cobrança de escanteio, a defesa dormiu e Ueda cabeceou com força. A bola ainda bateu em Hugo Souza, mas entrou: 3 a 2. 

Os próximos amistosos do Brasil serão contra Senegal e Tunísia, na Europa, na próxima data Fifa em novembro.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]