Quinta-feira, 08 de Janeiro de 2026

Esporte Sábado, 13 de Dezembro de 2025, 20:04 - A | A

13 de Dezembro de 2025, 20h:04 - A | A

Esporte / ESPORTE

Flamengo vence Pyramids e vai à decisão da Copa Intercontinental

om o resultado, o Mengão garantiu vaga na final do Intercontinental e vai enfrentar o Paris Saint-Germain na busca pelo bi mundial



Assessoria /Flamengo

Agora seu povo, pede o mundo de novo! Na tarde deste sábado (13), o Mengão venceu o Pyramids por 2 a 0, no estádio Ahmed bin Ali, no Catar, e, de quebra, conquistou mais um troféu nesta temporada: o da Copa Challenger. Léo Pereira e Danilo, ambos de cabeça, balançaram as redes para a festa da Nação. Com o resultado, o Mengão garantiu vaga na final do Intercontinental e vai enfrentar o Paris Saint-Germain na busca pelo bi mundial.

A decisão será diante do Paris Saint-Germain, da França, que entrou diretamente na final. A partida entre os ganhadores da Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa está marcada para quarta-feira (17), outra vez em Al Rayyan, às 14h (horário de Brasília).

O duelo entre Flamengo e Pyramids recebeu o nome de Copa Challenger. E assim como o jogo de quarta-feira passada (10), contra o Cruz Azul, do México, pelo Derby das Américas, o confronto deste sábado valeu taça para o campeão mundial de 1981.

O técnico Filipe Luís promoveu três mudanças em relação à vitória por 2 a 1 sobre o Cruz Azul. Autor do gol do título da Libertadores, Danilo reassumiu o lugar de Léo Ortiz na zaga. Já no ataque, foram duas trocas, com Everton Cebolinha e Gonzalo Plata escalados nas vagas de Samuel Lino e Bruno Henrique.

Dominante em posse de bola e na ocupação do campo adversário, o Flamengo abriu o placar aos 23 minutos da primeira etapa. Após cobrança de falta do meia Giorgian de Arrascaeta pela esquerda, o zagueiro Léo Pereira apareceu na pequena área e, de cabeça, mandou para as redes.

A combinação entre bola parada e jogo aéreo também fez diferença na volta do intervalo, justamente no momento que o Rubro-Negro estava pior em campo. Aos seis minutos, Arrascaeta bateu falta da intermediária pela esquerda e Danilo cabeceou no canto do goleiro Mohamed El-Shenawy.

Com o jogo sob controle, Filipe Luís promoveu trocas para descansar peças importantes do time, como Arrascaeta, Everton Cebolinha, o lateral Alex Sandro, o volante Jorginho e o atacante Jorge Carrascal. Este último deu lugar ao centroavante Pedro, que não atuava há quase dois meses, devido a lesões no antebraço e na coxa esquerda. Apesar da tentativa de pressão do Pyramids, o Rubro-Negro carimbou o lugar na decisão.

 

O jogo
 
O Flamengo começou a partida valorizando a posse de bola e tentando chegar ao ataque trocando passes. Aos quatro minutos, o time rubro-negro chegou com perigo pela primeira vez. Plata cruzou na área, o goleiro saiu na pequena área espalmando e Cebolinha pegou o rebote de primeira, mas a bola explodiu em Samy. Na sequência, Arrascaeta bateu pra fora. 
 
Quando ficava sem a posse, o Mais Querido subia suas linhas e marcava sob pressão para tentar roubar a bola já no seu campo de ataque. O Pyramids, por sua vez, encontra dificuldade para sair do campo defensivo e esperava uma roubada de bola para descer no contra-ataque. 
 
Aos 23', o Mengão abriu o marcador. Em cobrança de falta pela esquerda da área, Arrascaeta cruzou na cabeça de Léo Pereira, que mandou no canto, sem chance para o goleiro: 1 a 0. Após o gol, o Fla seguiu no ataque criando chances para ampliar. Arrascaeta recebeu passe de Jorginho, fez fila, entrou na área e bateu pra fora. 
 
Na reta final, o Flamengo seguiu controlando a posse de bola e só sofreu susto nos acréscimos. Mayele ganhou na velocidade e saiu cara a cara com Rossi, que estava bem posicionado e fez uma defesaça para evitar o empate. No mais, o Rubro-Negro foi para o intervalo com a vantagem e com muito mais domínio das ações. 
 
Na volta do intervalo, o time egípcio passou a sair mais da defesa e tentava agredir mais a área rubro-negra. Mas o Mengão jogou um balde de água fria no adversário e ampliou a vantagem. Arrascaeta cobrou falta na área e Danilo, sempre decisivo, cabeceou no cantinho para fazer 2 a 0.
 
Com boa vantagem, o Mais Querido seguiu com maior posse de bola e oferecendo perigo á defesa do Pyramids. Uma observação que vale destacar é que o Cruz Azul, adversário da fase anterior, deu bem mais trabalho ofensivamente do que o time egípcio. 
 
Administrando o resultado e pensando na final, o técnico Filipe Luís fez substituições para renovar o fôlego do time e descansar alguns atletas desgastados fisicamente. Na reta final do jogo, Pedro entrou no lugar de Carrascal e retornou á equipe após ficar 52 dias fora. Uma ótima notícia pensando na final. 
 
Nos acréscimos, Pedro recebeu livre na área, driblou o marcador e bateu para o gol. El Shenawy fez a defesa. Fim de papo em Doha com mais uma vitória do Mengão, que levanta o troféu da Copa Challenger e garante vaga para enfrentar o PSG na final do Intercontinental.


Foto: Gilvan de Souza / CRF


 
Flamengo
Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Erick Pulgar, Jorginho (De La Cruz) e Arrascaeta (LuizAraújo); Carrascal (Pedro), Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Plata. 
Técnico: Filipe Luís. 
 
Pyramids
El Shenawy; Chibi, Marei, Samy e Mohamed Hamdi; Lasheen, Atef (Hamdi), Touré (Reda), Zalaka (Fathi) e Ziko (Ewerton); Mayele. 
Técnico: Krunoslav Jurcic.
 
Agenda da semana
O Rubro-Negro volta a campo na próxima quarta-feira (17) para enfrentar o Paris Saint-Germain, às 14h (de Brasília), pela final da Copa Intercontinental. 
 
Ficha técnica
Flamengo x Pyramids – Copa Intercontinental | Semifinal
Local: Estádio Ahmed bi Ali, Catar
Data e horário: 13/12/2025 às 14h (de Brasília)
Arbitragem: Al Jassim Abdulrahman (QAT), Al Marri Taleb (QAT) e Al Maqaled Saoud (QAT)
Cartões amarelos: Marei (PYR), Atef (PYR) e Zalaka (PYR)
Gols: Léo Pereira (23'1°T) e Danilo (6'2°T).

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]