Sexta-feira, 11 de Julho de 2025

Esporte Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021, 00:00 - A | A

13 de Dezembro de 2021, 00h:00 - A | A

Esporte /

Verstappen é campeão da F1 em Abu Dhabi



GE

FOTO/ Kamran Jebreili 

foto 2/ Mark Thompson Getty Images

 Com emoção do início até a bandeirada, Max Verstappen reconquistou na volta final do GP de Abu Dhabi a liderança que perdeu no começo da corrida neste domingo, para abraçar a vitória que lhe rendeu seu primeiro título na Fórmula 1. O holandês foi ultrapassado por Lewis Hamilton na largada e chegou a tocar no rival na curva 1. No entanto, no fim da prova um safety car acionado por uma batida de Nicholas Latifi permitiu que Max se aproximasse do rival e o superasse no 58º giro. Carlos Sainz completa o pódio, em terceiro.

 A dupla protagonizou uma rivalidade ferrenha em 2021. Revezando-se na liderança do campeonato de pilotos ao longo do ano, chegaram no Circuito de Yas Marina empatados em 369,5 pontos. Com o triunfo e a volta mais rápida, Verstappen anotou 26 tentos que lhe mantiveram na ponta do Mundial, com 395,5 pontos - oito a mais que Hamilton.

Hamilton liderou 57 das 58 voltas da prova no Circuito de Yas Marina. Porém, o safety car que decidiu o resultado da corrida e do campeonato veio no 54º giro: Nicholas Latifi, da Williams, bateu na barreira de proteção na curva 9 quando disputava uma posição com Mick Schumacher.

Assim como as etapas anteriores, o GP de Abu Dhabi teve contato entre os protagonistas do campeonato: depois de perder a liderança na largada, Verstappen espalhou o carro sobre o rival da Mercedes. Os dois chegaram a tocar pneus, mas Hamilton manteve a posição ao sair pela área de escape.

Apesar de perder o campeonato de pilotos, a Mercedes garantiu com o segundo lugar em Yas Marina seu oitavo título de construtores, anotando 613,5 pontos contra 585,5 da rival RBR. Companheiro de Hamilton na equipe alemã, Valtteri Bottas ficou com a terceira colocação no Mundial.

A agora octacampeã de construtores chegou a protocolar dois protestos após a prova, alegando ultrapassagem de Verstappen sob safety car e o não cumprimento das regras de relargada pela direção de prova. Os pedidos foram rejeitados.

O terceiro lugar de Carlos Sainz em Abu Dhabi garantiu o quarto pódio em do espanhol 2021. Com os 15 pontos, o piloto da Ferrari superou novamente o colega Charles Leclerc e fechou o ano na quinta colocação do campeonato de pilotos, atrás das duplas da Mercedes e RBR.

O pódio- VERSTAPPEN: "É uma loucura. Não sei o que dizer. Estou muito feliz pela equipe e por todos esses caras. Eu amo muito trabalhar com eles. Finalmente, hoje tive um pouco de sorte. Minha equipe sabe que eu os amo e quero fazer isso com eles pelos próximos 10 ou 15 anos!"

Quem é Max Verstappen?

GE

Max Verstappen, além de ser o primeiro campeão holandês da história, o titular da RBR ainda se tornou o primeiro da nova geração de pilotos a alcançar tal feito; nascido em 1997, ele estreou na categoria em 2015, aos 17 anos.

Faturando seu primeiro título aos 24 anos e 73 dias, Verstappen se sagra o quarto campeão mais jovem da história da F1, atrás de Fernando Alonso (24 anos e 58 dias), Lewis Hamilton (23 anos e 300 dias) e do líder desse ranking, Sebastian Vettel, que conquistou seu primeiro título aos 23 anos e 134 dias em 2010.

Embora corra representando a Holanda, Verstappen não nasceu no país. O piloto da RBR nasceu na pequena cidade de Hasselt na Bélgica, perto da fronteira com a Alemanha, em 30 de setembro de 1997. No entanto, ele escolheu a nacionalidade holandesa para competir na F1.

O atual campeão do mundo já nasceu com automobilismo nas veias porque é filho de dois ex-pilotos. O pai, Jos Verstappen, disputou oito temporadas na Fórmula 1 entre 1994 e 2003, passando por equipes como Benetton, Stewart e Arrows. Já a mãe, Sophie Kumpen, é ex-piloto de kart belga, onde competiu de 1991 a 1995. Antes de encerrar a carreira, ela faturou títulos nacionais e se destacou por competir na categoria Super A, na qual apenas os seis melhores do continente e os seis em nível mundial participam. Em seus tempos de kart, Kumpen chegou a correr com o campeão mundial de 2009 da F1, Jenson Button.

O campeão da F1 em 2021 começou a correr aos quatro anos, e aos sete. O holandês fechou a temporada com dez vitórias, dez pole positions e 18 pódios.

 

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]