Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Esporte Segunda-feira, 24 de Outubro de 2022, 11:17 - A | A

24 de Outubro de 2022, 11h:17 - A | A

Esporte /

Verstappen vence após duelo com Hamilton e erro da RBR



GE

Mesmo com o campeonato de pilotos já decidido, o GP dos Estados Unidos entregou entretenimento na vitória de Max Verstappen neste domingo. Ele superou um erro raro da RBR no pit stop para faturar sua 13ª vitória do ano. E não parou aí: teve rodada na largada, dois incidentes - um deles com Fernando Alonso quase decolando sobre Lance Stroll - Sebastian Vettel liderando. A prova ainda testemunhou um emocionante duelo final do bicampeão com Lewis Hamilton, segundo colocado, e uma bela prova de recuperação de Charles Leclerc, de 12º a terceiro.
Com o triunfo, a RBR faturou o Mundial de construtores de 2022, quebrando um jejum de nove anos. É o quinto título da equipe austríaca, que perdeu seu fundador Dietrich Mateschitz neste sábado. O último campeonato foi conquistado por Vettel, em 2013.
Essa foi a 33ª vitória da carreira de Verstappen, que ultrapassa Fernando Alonso (32) na lista de maiores vencedores e torna-se o sexto maior dono de triunfos na história da F1. A 13ª vitória do ano ainda ajudou o holandês a igualar a marca de Vettel (2013) e Michael Schumacher (2004), do maior número de triunfos numa única temporada.
Hamilton faturou seu sétimo pódio de 2022, e o terceiro segundo lugar nesta temporada. Já Leclerc conseguiu retomar a vice-liderança do campeonato com seu terceiro lugar na prova, superando Sergio Pérez por apenas dois pontos - 267 contra 269.
Verstappen já havia tido a perícia necessária para sair na frente do pole Carlos Sainz nos primeiros metros após a largada, mas ainda contou com a sorte extra de um erro do rival: o espanhol rodou, foi atingido por George Russell e ficou atravessado na pista.
Com um vazamento, o piloto da Ferrari deixou a prova - e o caminho livre para o atual bicampeão dominar a liderança da disputa. Sua vantagem escorreria pelos dedos por um erro raro da RBR em seu segundo pit stop na volta 36, que o derrubou da ponta para a sexta colocação.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]