Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025

Geral Quarta-feira, 27 de Novembro de 2024, 08:33 - A | A

27 de Novembro de 2024, 08h:33 - A | A

Geral / Acidentes de trânsito Alta floresta

5 mortes em novembro

Apensar de o mês ainda não ter terminado, novembro foi sinistro no trânsito de Alta Floresta, com crescimento exponencial de ocorrências e óbitos de condutores



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

Um mês de novembro tenebroso para o trânsito de Alta Floresta. Em menos de 18 dias ocorreram 5 mortes em consequência de acidentes. Dois deles envolvendo carros e motos, dois envolvendo bicicletas carro e moto, e outro envolvendo moto contra moto.

Estes acidentes, destacados devido os óbitos provocados, mas a realidade é bem mais assustadora se considerarmos a quantidade de acidentes registradas, com grande maioria envolvendo motos e resultando em danos materiais e lesões físicas.

No primeiro dia do mês, 1/11, um atropelamento na avenida Robson Silva tirou a vida do ciclista Clareci da Silva de Quadro, de 61 anos. Ele foi colhido por um veículo que transitava no mesmo sentido da via.

Na manhã de segunda-feira, 11/11, Fabiana Souza da Silva Nascimento, de 28 anos perdeu a vida em um acidente envolvendo a moto que ela mesma pilotava e um ônibus, na MT-208.

Ainda no mesmo dia segunda-feira, 11/11, Michel Augusto Ferreira da Silva Mattos, 32 anos, bateu fortemente com a moto em um caminhão na Avenida Mato Grosso, sem resistir aos ferimentos ele morreu no local.

Na terça feira, 12/11, na Vicinal 1ª Norte, próximo a um frigorifico Faz Carne, o ciclista Márcio José de Oliveira, 44 anos, bateu de frente com uma moto, perdendo a vida no local do acidente.

Sábado, 16/11, na Comunidade Pista do Cabeça, um choque violento entre duas motos teve como consequência, a morte de Maria Eduarda de 16 anos, que pilotava uma das motocicletas. E deixou em estado grave o jovem Pedro Henrique França Costa, de 22 anos.

Um outro acidente registrado na avenida Bom Pastor, quando um carro que estava na contramão, bateu em um a moto. O motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiro, com fratura exposta do fêmur. Está estava hospitalizado em estado grave (até o fechamento desta matéria).

Para o Major Conca, comandante da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Alta Floresta, este aumento de ocorrência de acidentes de trânsito no mês de novembro, é influenciado por fatores que devem ser levados em conta.

“Um desse fatores é, principalmente, o início da época de chuva, que interfere nas condições da via (buracos, pista molhada, etc) e também na visibilidade das ruas que pode ser prejudicada por conta do mal tempo e potencializar o risco de acidentes”. Observa.

Major Conca, entretanto, faz uma observação pertinente sobre a conduta de motorista e motociclistas. “A gente sempre orienta redobrar a atenção. Focar na direção defensiva, prestar atenção não só no que se está fazendo, mas também em todo o entorno para observar atos inseguros das pessoas que estão conduzindo próximas da gente e evitar acidentes”, orienta.

“O trânsito não é lugar para brincadeira. Tem que ser levado a sério e conduzir com responsabilidade. Outro ponto notável é quanto à velocidade. Vemos que as pessoas às vezes abusam da velocidade durante os deslocamentos, aumentando o risco de acidentes, bem como a gravidade deles”, enfatiza.

De acordo com ele, os condutores devem lembrar sempre que motos e carros tem os itens de segurança. “Usar o cinto de segurança, salva Vidas. Usar o capacete corretamente, salva vidas. lembrando ainda da importância de sempre travar a fivela do capacete para ele não ser ejetado em caso de quedas”, reitera o comandante da 7ª Companhia de Bombeiros.

Dados - Em média, duas pessoas morreram por dia em Mato Grosso, no último ano, em acidentes de trânsito. Em um período de cinco anos, o número de mortes aumentou 77,13%, conforme aponta o Anuário Estatístico 2024, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran -MT).

Até o mês de agosto de 2024, 15,3 mil morreram de acidente de motos no brasil. O Brasil registrou 29.435 mil sinistros de trânsito, que resultaram em 85.549 mil pessoas envolvidas e 2.906 mil mortes nas rodovias federais até junho de 2024.

 

Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]