Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025

Opinião Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025, 08:20 - A | A

19 de Setembro de 2025, 08h:20 - A | A

Opinião /

# Câmara dos Deputados contra o povo

PEC da blindagem libera políticos para cometerem qualquer crime com proteção para a impunidade



José Vieira do Nascimento

As matérias votadas e aprovadas na terça e quarta-feira, 16, 17 respectivamente, na Câmara dos Deputados, escancaram a faceta nefasta daqueles que se dizem representantes da população brasileira.
Grande parte dos congressistas perdeu por completo o pudor e a sensatez se algum dia tiveram. Não se constrangem minimamente em tramar escrachadamente contra os interesses republicanos
A chamada da PEC da Blindagem, aprovada a toque de caixa, determina que qualquer abertura de ação penal contra parlamentar, depende de autorização prévia, em votação secreta, da maioria absoluta da Câmara ou Senado.
Como os benefícios da PEC se estendem a deputados estaduais, os políticos se transformam numa classe privilegiada, isentos dos regramentos da Constituição. Blindados para cometerem crimes.

Políticos passarão a ter a isenção  para praticar atos de desvio de dinheiro público, assim como para cometer homicídios, estupros, espancar mulheres e crimes de pedofilias


Não obstante, cria-se uma casta que promove os políticos a um cidadão de primeira classe, com beneplácito para praticar qualquer crime. Enquanto o restante da sociedade permanece no andar de baixo, na classe inferior, assistindo estupefato esse espetáculo diabólico.
Na prática, a nova legislação [que não depende de ser sancionada pelo presidente da República para passar a valer] libera geral. A PEC foi desenhada para proteger bandidos.
Os argumentos é que os deputados não podem ter interferências de outros poderes para exercer o mandato. Mas, o objetivo é a impunidade diante do cometimento de crimes.
Deixa evidente que há uma separação abstrusa entre o cidadão brasileiro e os que conquistam um mandato eletivo. Os políticos passarão a ter a isenção da legislação, não somente para praticar, incólumes, atos de desvio de dinheiro público, assim como para cometer homicídios, estupros, espancar mulheres e crimes de pedofilias.
Pois, não obstante, não poderão ser presos em flagrante e, por com seguinte, nem investigados, sem a autorização de seus pares.

E para completar este opróbrio, ao povo brasileiro, os nobres deputados estabeleceram voto secreto na proposta da PEC da blindagem.
Portanto, você jamais ficará sabendo se o deputado que te representa, que recebeu o seu voto, votará a favor para autorizar abertura de processo criminal contra um de seus coleguinhas.
Durante as votações na madrugada da quarta-feira, os deputados mais preguiçosos foram para casa mais cedo, deduzindo que o achaque estava consumado.
Porém, uma parcela dos que ainda não perderam por completo a sensatez, derrubaram o voto secreto da proposta.
Todavia, na manhã seguinte, um séquito de pérfidos se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, senhor Hugo Motta, para discutirem mais uma tramoia contra a população.
Assim, por meio de uma manobra regimental, foi apresentado uma tal Emenda Aglutinativa para reestabelecer o voto secreto.
E votarem novamente, uma matéria que já tinha sido votada.
Afinal, a entrega de Hugo Motta [um paraibano que envergonha seu Estado] tinha que ser completa. Um desplante que chega a ser redundante, se não um deboche ao povo brasileiro: votar a mesma matéria que havia sido votada na madruga anterior.
Mas neste momento conturbado na história política brasileira, que querem a tudo custo fragilizar a democracia, o que tudo isto interessa ao cidadão, sobretudo vindo daqueles que teriam o dever moral e cívico de proteger os interesses do Brasil?
É interessante pensar sobre isto!
Aquela frase surrada e até piegas repetidas a exaustão nas conversas de boteco, que “se o cara está lá é porque foi eleito com o voto do povo” é bem cabível nesta bazófia que está acontecendo no Congresso Nacional.
Alguém que está descolado das bolhas extremistas, tem a dimensão do que se transformou a política brasileira?
A degeneração que recrudesce no Congresso Nacional, se dissemina para Estados e Municípios, através de um sistema cada vez mais pernóstico, que favorece somente a classe política em detrimento da sociedade. E a culpa parcial de tudo isto que está acontecendo é das escolhas feitas pelo eleitor.
Há muita gente neste momento aplaudindo o Hugo Motta e seus iguais. Um ensandecimento social coletivo.
Mas se achar que o deputado que recebeu seu voto na eleição anterior, mesmo tendo votado favorável a PEC da bandidagem, ainda merece seu voto, em 2026 tem eleição novamente.
A PEC da impunidade saiu da casa verde e foi para a casa azul... Mas não se surpreenda se os ilustres senadores também a aprovarem.

José Vieira do Nascimento é  jornalista, pós-graduado em comunicação e editor de Mato Grosso do Norte.

Email: [email protected]

Comente esta notícia

JOAO AFONSO ALVES 19/09/2025

As eleições estão chegando temos que mostrar pra eles que colocamos eles lá. e também tiramos eles lá vamos dar a resposta nas urnas

positivo
0
negativo
0

LUIZ ANTONIO FERREIRA DA SILVA 19/09/2025

É uma vergonha, em pleno século XXI ainda existe pessoas superiores a outros

positivo
1
negativo
0

Ilmarli 19/09/2025

Uma vergonha para a classe trabalhadora , Deputados e Senadores dizerem se vai ou não abrir processos criminais , investigar crimes eleitorais, abusos, assédios, desvios de dinheiro entre outros . Blindar de qualquer punição é um ato imoral de quem devia zelar pelos princípios básicos da gestão pública . A que ponto chegamos .

positivo
1
negativo
0

VALTER NEVES DE MOURA 19/09/2025

esse congresso continuar a fabricar leis para proteger bandidos, criamos de todos os níveis, enquanto isso a população fica a mercê esperando justiça que as vezes vem.msis demora e as vezes nunca vem, pautar as coisas importantes com isenção do imposto de renda, PEC da segurança pública e tantas matérias que vem de encontro a necessidade do.povo brasileiros, eles estão preocupados em se protegerem de inúmeros crimes com as do pensamento secreto do qual vendem suas emendas e se atolam na corrupção em quanto isso o povo pudesse e grande parte dos eleitores ainda botam nesse povo radical extremistas de direita.

positivo
1
negativo
0

Sady 19/09/2025

A cada dia se surpreendemos com nossos políticos, não há interesse algum ao povo e sim a seus interesses próprios, por isso sempre temos ficar atentos ao nosso voto.

positivo
1
negativo
0

5 comentários

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]