por Caroline Borges TV Press
Giovana Cordeiro tem ficado pensativa a cada novo trabalho. De volta ao enredo de “Dona de Mim”, a atriz tem trilhado um caminho de ascensão. Por isso mesmo, ela, que recentemente protagonizou a trama de “Fuzuê”, tem sido mais cautelosa na hora de selecionar e mergulhar em novos projetos, visando essa trajetória em crescimento exponencial.
“Precisei identificar quais coisas estavam contribuindo para o meu crescimento profissional e vejo como a Barbara é corajosa. Ela tem muitas camadas. É uma novela feminina que fala das mulheres donas de suas vidas. É o trabalho que entro com mais leveza, o que vem com a maturidade, e estou me divertindo”, explica.
Na história de Rosane Svartman, Bárbara, personagem de Giovana, teve papel fundamental nos primeiros capítulos da novela. Namorada do mocinho Marlon, de Humberto Morais, ela era destaque nos ringues de kickboxing e sonhava em seguir carreira no exterior.
O problema é que isso não era exatamente o que Marlon imaginava para o seu futuro. No entanto, o sonho americano de Bárbara não acontece como o esperado, e a jovem retorna ao Brasil para reconquistar o ex.
Soube que faria a Barbara em dezembro e tive pouco tempo para me preparar
“A Barbara é uma mulher competitiva e ambiciosa. Difícil algo abalar essa personagem. Ela sonha alto e não tem medo de merecer. Quando fiz ‘Fuzuê’ tomei para mim o desafio da minha mocinha ser uma mulher firme e agora, como antagonista, tenho o mesmo desafio”, afirma.
Mergulhar no universo do esporte, no entanto, não foi problema para Giovana. Ela teve um tempo curto de preparação entre o convite e as primeiras gravações, mas já tinha intimidade com a prática. “Soube que faria a Barbara em dezembro e tive pouco tempo para me preparar. Sempre fiz esportes, já lutei karatê, então essa noção física me fez entender o corpo de uma lutadora de kickboxing. Sempre quis fazer uma atleta e falar do esporte. Acho fantástico estar sendo porta voz através dela, mas isso é só uma ponta das histórias da personagem”, valoriza.
Natural do Rio de Janeiro, Giovana estreou na tevê em “Rock Story”, que foi ao ar em 2016. Após alguns trabalhos de destaque, ela ganhou sua primeira protagonista em “Fuzuê”, de 2023. Agora, em “Dona de Mim”, Giovana reencontra o diretor de Alan Fiterman, com quem trabalhou em “No Rancho Fundo” e “Mar do Sertão”.
“Queria muito trabalhar com a Rosane porque ela faz coisas incríveis no horário das 19h. além disso, fui muito feliz com o Alan em outros projetos. Tenho uma confiança enorme em todos os profissionais envolvidos nessa novela”, aponta. “Dona de Mim” – De segunda a sábado, às 19h30, na Globo. Mente sã, corpo são
A rotina regrada de atleta já era natural para Giovana Cordeiro. Há algum tempo, a jovem atriz decidiu mudar seus hábitos do dia a dia e tem presenciado mudanças importantes em seu estilo de vida. “Praticar exercícios físicos está me fazendo muito bem. Acordar cedo, comer bem e me exercitar. A gente teima com isso, mas não é que dá certo (risos)?”, brinca.
A atriz tem colocado o trabalho no foco para manter uma rotina de exercícios fixas. “Sempre tem aquela preguicinha, né? Meu foco tem sido ficar bem para o meu trabalho. Tendo o trabalho como foco não tem como faltar. Não tem como”, aponta.
Instantâneas
# Em “No Rancho Fundo”, Giovanna reviveu a personagem Xavieira, que fez sucesso em “Mar do Sertão”.
# Para viver Barbara, a atriz precisou colocar apliques no cabelo. “Já acho que é meu cabelo mesmo. Peguei o jeito rápido de cuidar”, explica.
# Giovana também pode ser vista no filme “Carnaval”, disponível na Netflix.
# Recentemente, a atriz terminou seu relacionamento com o também ator Giuliano Laffayette.