Caroline Borges TV Press
A racionalidade sempre esteve presente nas decisões profissionais de Aline Borges. Porém, quando encarou o teste para integrar o elenco de “Dona de Mim”, a atriz foi cercada de uma certeza quase inexplicável sobre o resultado final. Ela, que atualmente vive a ambiciosa Tânia, apostou no poder de sua luz própria durante a audição.
“Fui com muita certeza. Sabia que aquele papel seria meu. Parece piegas, né? Mas quando a gente aposta na gente e tem certeza da nossa potência, as coisas acontecem. Foi o melhor teste da minha vida. É sempre bom relembrar e termos certeza de que merecemos e somos capazes”, valoriza.
Na novela das sete, Tânia faz parte do time de executivos da Boaz. Casada com Jaques, papel de Marcello Novaes, eles se conheceram na época em que ele ainda era roqueiro e tinha um bar falido. Ela era estudante de Ciências Sociais, mas já estava frustrada com suas perspectivas.
Deram-se as mãos e construíram uma vida juntos. É uma mulher forte e que controla seus ímpetos, mas sabe manipular e não mede esforços para conquistar aquilo que considera seu por direito. É cúmplice do marido nas artimanhas para tentar tomar o controle da Boaz.
“Meu segundo trabalho com a Rosane. Fizemos ‘Totalmente Demais’ e agora faço a Tânia, que não é herdeira. O que faz ela ser dona de si é a exaustão de não ver a coisa mudar. O rico continua rico e o pobre continua pobre. Ela cansou e decidiu tomar as rédeas de sua vida, por mais que suas escolhas não sejam coerentes porque é uma vilã. Tânia conhece o Jaques quando ele está falido. Eles se unem, se fortalecem e se apaixonam também. Mas os interesses são diferentes porque o Jaques tem obsessão de assumir o lugar do Abel na fábrica de lingerie e a Tânia não tem interesse que ele assuma e, sim, que peguem o dinheiro e sumam do Brasil”, explica.
Aos 50 anos, Aline encara pela primeira vez uma vilã. No entanto, apesar de viver uma mulher fria e ambiciosa, a intérprete garante que Tânia ainda passará por momentos complicados ao longo da história de Rosane Svartman. Nos últimos capítulos, Jaques flagrou a esposa com Ricardo, de Marcos Pasquim, e se mudará para a mansão de Abel, papel de Tony Ramos.
“Não existe ninguém que seja vilão 100% do tempo. Ela tem os medos e as fragilidades dela. O público ainda verá momentos de fragilidade. É bonito humanizar a personagem”, aponta.
Natural do Rio de Janeiro, Aline está na tevê desde 2002, quando estrou no enredo de “Coração de Estudante”. Em 2015, a atriz participou de “Totalmente Demais” e, após uma década, celebra a oportunidade de integrar o elenco de uma novela de Rosane Svartman novamente.
“Em ‘Totalmente Demais’, eu fazia uma personagem bem diferente. Era uma manicure, meio periguete. Uma personagem menor. Fiquei muito feliz com a chance novamente. Essa novela tem entretenimento, aventura e sensualidade. Mas também tem muita emoção. A ideia de encontrar seu poder interior”, elogia. “Dona de Mim” – De segunda a sábado, às 19h30, na Globo.
Amor livre
Antes de se dedicar aos trabalhos de “Dona de Mim”, Aline Borges gravou a série “Juntas e Separadas”, novo original Globoplay, de Thalita Rebouças. A produção, que ainda não tem data de estreia, traz uma trama dedicada às mulheres com mais de 40 anos. “Fiquei apaixonada por esse trabalho. Uma comédia muito gostosa de participar”, afirma.
Estrelada por Sheron Menezzes, Natália Lage, Luciana Paes e Debora Lamm, a trama começa com a separação de uma das protagonistas e, a partir daí, se desenvolve uma amizade entre mulheres separadas que se acolhem. “Faço par com a personagem da Debora Lamm. É um casal maravilhoso e muito parceiro. Tem nada a ver com a Tânia. Essa nova personagem é uma mulher justa e leal”, aponta.
Instantâneas
# Aline poderá ser vista na quarta e na quinta temporadas de “Arcanjo Renegado”, original Globoplay. As novas levas de episódios ainda não têm data de estreia prevista.
# Aline é casada com o também ator Alex Nader.
# A atriz também pode ser vista na reprise de “Celebridades”, que vai ao ar no Globoplay Novelas.
# Até a primeira quinzena de julho, Aline conciliou as gravações da novela com o espetáculo “Migrantes”, que estava em cartaz no Rio de Janeiro.