Geraldo Bessa TV Press
João Silva sabe bem dos seus privilégios. A paixão pela tevê e o interesse pela carreira de comunicador surgiram justamente por conta de sua proximidade com os bastidores do dominical apresentado na Globo por seu pai, Fausto Silva. Sabendo da vontade do rebento, Fausto tratou de o colocar à frente das câmeras quando assinou com a Band, em 2021.
Aos poucos, João foi ganhando mais espaço na produção e, com os problemas de saúde do titular, o jovem acabou por substituir o pai no comando do “Faustão na Band”.
“Sei das facilidades que tive na carreira por ser filho de quem sou. Não encaro isso como um problema ou fardo, eu tenho é muito orgulho de tudo o que meu pai construiu”, exalta o apresentador que, meses depois de deixar a Band, acaba de estrear o “Programa do João” no SBT.
Não encaro isso como um problema ou fardo, eu tenho é muito orgulho de tudo o que meu pai construiu
Natural de São Paulo, aos 21 anos, a troca de emissora é estratégica para João. Atraído pela proposta de modernização da atual grade de programação do SBT, ele defende que a nova versão do “Programa do João”, que agora ocupa as noites de sábado, quer abraçar diferentes gerações: o público que cresce consumindo vídeos nas redes sociais e aquele fiel à experiência aconchegante da televisão.
“A gente quer unir a família na mesma tela. O programa chega com uma proposta que valoriza a emoção dos encontros, boas conversas e as novas formas de entretenimento no espaço das redes sociais”, explica.
P – Seu programa na Band tinha acabado de passar por uma reformulação quando você acertou a mudança para o SBT. O que representa essa troca de emissora?
R – Eu tenho muita gratidão pela Band, foi a emissora que me deu a oportunidade de trabalhar ao lado do meu pai e, posteriormente, ter meu próprio programa. Mas mudar e analisar oportunidades também é importante. Cresci assistindo à programação infantil do SBT e fazer parte deste time é como se fosse a realização de um sonho.
P – É uma forma também de seguir por um caminho mais independente em relação ao fato de ser filho do Fausto Silva?
R – Também. Não sofro por ser um nepo baby. Sei que isso me abriu muitas portas e tenho muito orgulho de tudo o que meu pai construiu. Ele me ensinou muito sobre profissionalismo, respeito ao público e trabalho duro. Ao mesmo tempo, trilhar meu próprio caminho é importante. Estou tranquilo com as comparações e quero apenas a oportunidade de mostrar meu trabalho como comunicador.
P – O título “Programa do João” permanece. Mas o que muda com essa reestreia em outra emissora?
R – Acho que o programa ganha mais investimento e aposta em mais entretenimento, informação e proximidade com o público. Eu, minha equipe e a direção do SBT trabalhamos muito nesse novo “Programa do João” e desde o início a ideia era criar algo que tivesse minha cara e, ao mesmo tempo, fosse diferente do que já existe na grade do SBT.
P – Em que sentido?
R – O programa quer ser um ponto de encontro para toda a família, que hoje anda meio fragmentada em telas. Para conquistar o público jovem e o tradicional espectador do SBT investimos em quadros divertidos, entrevistas marcantes e espaço para histórias inspiradoras. A gente vai misturar palco, rua e redes sociais.
P – Agora com maior visibilidade, como você lida com a pressão pela audiência?
R – O programa aposta no novo. Então, a nossa expectativa de audiência abraça outros parâmetros também. É claro que quero saber que a gente está com uma boa audiência no Ibope, o esperado pela casa. Mas, além disso, quero entrar no Instagram no dia seguinte e ver que um corte do programa bateu 10 milhões de visualizações. Isso também é audiência e me deixa com uma alegria danada, ver as pessoas comentando, as matérias saindo nos sites, a repercussão.
“Programa do João” – à meia-noite de sábado, no SBT.