Assessoria Câmara
provada a indicação nº 250/25, de autoria da vereadora Joize Marques, direcionada ao prefeito de Colíder, Rodrigo Luiz Benassi, mostrando a necessidade e importância de que seja estudada a viabilidade de criação de um Programa Municipal de Aluguel Social, aliado a ações de apoio à inserção no mercado de trabalho voltado especificamente para mulheres vítimas de violência doméstica.
A violência doméstica continua sendo uma grave violação dos direitos humanos, que afeta principalmente as mulheres. Infelizmente, muitos casos de feminicídio têm como pano de fundo a dependência financeira da vítima em relação ao agressor e a ausência de uma rede de apoio estruturada.
Em muitos casos, a mulher permanece no ciclo de violência por não ter para onde ir ou como sustentar seus filhos, ficando vulnerável à continuidade dos abusos e à escalada da violência. A concessão do aluguel social representa uma medida emergencial e de acolhimento, proporcionando um ambiente seguro e digno para que essas mulheres possam reconstruir suas vidas.
Além disso, a inserção no mercado de trabalho ou a qualificação profissional com geração de renda deve ser prioridade, pois é a partir da autonomia econômica que a mulher se fortalece e rompe definitivamente os laços de dependência com o agressor.
Com isso, o Município de Colíder poderá oferecer um suporte real e efetivo às vítimas de violência doméstica, atuando não apenas no enfrentamento, mas também na prevenção do feminicídio, promovendo justiça social e proteção à vida, finalizou a Legisladora.
A referida indicação foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária da Câmara Municipal de Colíder, noite 11.08.25, e foi encaminhada para gestor adotar providência que o caso requer.