por Caroline Borges TV Press
A vida está em constante mudança e transformações. Não à toa, Anderson Di Rizzi reencontrou o mesmo personagem, mas não o mesmo intérprete ao reviver o inocente Zé dos Porcos, que retorna ao ar em “Êta Mundo Melhor!”, da Globo. Quase 10 anos após encarnar o papel de “Êta Mundo Bom!”, o ator se vê diante das reformulações que passou após integrar o elenco da obra escrita por Walcyr Carrasco em 2016.
“A gente aprende a partir das situações dos nossos personagens. Na época de ‘Êta mundo bom!’, eu estava na contramão de uma atitude que Zé tinha sempre, que era a paciência. Eu era muito rancoroso. Sabe um cara que guardava as coisas? ‘Se quiser, que venha falar comigo, que venha pedir desculpa’. Entendi que precisava levar essa leveza dele para minha vida. O Zé dos Porcos é alguém que paga o mal com o bem. Mas claro que há um meio termo”, aponta.
Na atual novela das seis, a vida de Zé do Porcos passou por intensas transformações ao longo dos anos. O final do feliz do personagem não durou muito tempo após ser abandonado por Mafalda, papel de Camila Queiroz em “Êta Mundo Bom!”.
Desiludido, o antigo funcionário do sítio decide nunca mais se apaixonar até conhecer Maria Divina, vivida por Castorine. “Agora o Zé dos Porcos quer curtir a vida. Mas, claro, dentro dos limites de curtir ali pelo sítio. Mas a Maria Divina tem um brilho no olhar que desperta algo nele. Ele sente falta da Mafalda, mas é uma nova fase, uma nova vida”, explica.
Apesar de reencontrar um personagem conhecido, Anderson encara o trabalho em “Êta Mundo Melhor” quase como um momento inédito. Afinal, após quase uma década da primeira trama, o ator ganhou outras bagagens profissionais e viu a maturidade escancarar através da paternidade. Ele é pai de Helena, de 8 anos, e Matteo, de 6, frutos de seu casamento com a Professora Taise Galante. “Nesses quase dez anos, estou muito mais maduro como ator. Fiz muito teatro e alguns filmes. Mas nada se compara ao meu crescimento como homem depois de eu ter sido pai. Ter filhos me trouxe maturidade”, valoriza.
Aos 47 anos, Anderson tem uma longa parceria de sucesso com Walcyr Carrasco. O ator esteve em seus principais trabalhos na Globo nos últimos anos, como “Gabriela”, “Amor à Vida” e “A Dona do Pedaço”.
“Fico feliz de retomar um projeto que fez tanto sucesso. O Zé dos Porcos era um personagem que as pessoas gostavam muito. então, isso traz uma responsabilidade maior porque o público quer ver algo igual ou melhor. Não querem se decepcionar”, explica. “Êta Mundo Melhor!” – de segunda a sábado, às 18h30, na Globo.
Faço questão de levar meus filhos para lá, no meio do mato, para que eles subam na árvore e peguem fruta do pé
Homem da terra
Apesar de ter um núcleo ambientado em São Paulo, “Êta Mundo Melhor!” traz as atividades do campo através do Sítio Dom Pedro II. E, assim como seu personagem no enredo das seis, Anderson Di Rizzi também uma conexão com a terra. Longe da rotina atribulada da cidade grande, ele é dono de um sítio, localizado em Itu, interior de São Paulo.
“Faço questão de levar meus filhos para lá, no meio do mato, para que eles subam na árvore e peguem fruta do pé. Tem criança que acha que laranja nasce no mercado e não anda descalço porque pensa que pode machucar o pé”, explica.
Nas últimas semanas, Helena e Matteo, filhos de Anderson, ganharam uma novidade na rotina. Pela primeira vez, as crianças têm acompanhado o trabalho do pai na tevê.
“Eles não assistem à tevê, só a desenhos uma vez por semana. Não deixamos usarem telas, tampouco celular. Quando querem mexer, falo para deixar onde encontraram. Mas ‘Êta Mundo Melhor!’ eles veem (risos)”, vibra.
Instantâneas
# Anderson também tem investido em seu lado empreendedor. Ele abriu, em São Paulo, uma clínica voltada para emagrecimento, nutrição, reposição hormonal e outros procedimentos de saúde e bem-estar.
# O ator está desenvolvendo um longa-metragem inspirado na vida do empresário Thiago Bartos, que superou graves problemas de saúde e financeiros por meio da fé. A produção é uma parceria com a Academia de Filmes.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr
# Antes de se dedicar aos folhetins, Anderson passou pelas categorias de base em clubes, como Guarani e Ponte Preta.
# Anderson formou-se em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes.