por Caroline Borges TV Press
Nívea Maria jamais adotou um modo automático diante das câmeras. Com uma longa e próspera trajetória na tevê, a atriz de 78 anos está sempre disposta a encarar as transformações naturais do meio profissional em que está inserida. No elenco de “Êta Mundo Melhor!”, a intérprete da meiga Margarida ainda se vê diante do desafio constante de entender e alcançar o público com autenticidade. Ela admite que cada novo projeto exige uma reinvenção para se comunicar genuinamente com o telespectador.
“Hoje está mais difícil chegar nas pessoas. Principalmente na dramaturgia. As pessoas estão vendo menos tevê. Estamos no momento de conquistar as pessoas. Por isso, temos de colocar para fora todo nosso charme, humor, amor e experiência. Encaro isso como uma responsabilidade”, aponta.
Na novela das seis, Margarida é a nova dona da pensão, que no folhetim anterior foi de Camélia, papel de Ana Lúcia Torre. Antiga estrela do teatro de revista, Margarida leva uma vida recatada e dedica-se integralmente a seus hóspedes. Com seu charme e beleza, ela desperta o interesse de Asdrúbal, de Luis Miranda, e de Lúcio, vivido por Tony Tornado, dono da rádio, com quem viveu um amor no passado.
“Margarida é uma mulher positiva, otimista, à frente do seu tempo, liberal, com várias coisas. É muito receptiva, humana com as pessoas. Já viveu muitas aventuras, muitas coisas na vida e vai surpreender com a postura dela até o fim da história”, antecipa.
Ao contrário de boa parte dos colegas de cena, Nívea é uma das novidades no elenco de “Êta Mundo Melhor!”, que dá continuidade ao enredo de “Êta Mundo Bom!”, que foi ao ar em 2016. A atriz celebra a chegada ao enredo de Walcyr Carrasco e Mauro Wilson. “Acho uma estratégia ótima. A emissora aposta em uma história conhecida e que já foi aceita pelo público. São os mesmos personagens em novas situações. E temos os personagens novos, trazendo toques de ineditismo. A Margarida, por exemplo, traz muita modernidade pra história de época”, explica.
Há mais de 60 anos na tevê, Nívea estava de folga dos folhetins há algum tempo. Sua última novela foi em 2019, quando participou de “A Dona de Pedaço”, que também contou com assinatura de Walcyr Carrasco.
“Apesar do tempo que tenho de carreira, sinto uma ansiedade como se fosse iniciante. Parece que estou começando tudo de novo. Quero trazer coisas novas para um público que me conhece há tanto tempo”, valoriza. “Êta Mundo Melhor!” – de segunda a sábado, às 18h30, na Globo.
Mensagem direta
A trama de “Êta Mundo Melhor” aborda questões do final da década de 1950. Ainda assim, Nívea Maria valoriza os toques de modernidade que Margarida carrega em seu enredo, trazendo questões contemporâneas femininas, como o amor na terceira idade. “Os personagens trazem uma representatividade muito grande na história. Uma mulher forte e liberal. Acho que se encaixa bem nesse universo criado pelo Walcyr”, explica.
Nesse retorno ao vídeo, Nívea celebra a união entre elenco, autores e equipe. “Eu, como veterana, vejo a raiz da teledramaturgia brasileira com esse elenco. Não tem aquela visão de celebridade, enfim, tem um elenco de peso. A Globo está tendo muita sorte”, elogia.
Instantâneas
# Nívea também pode ser vista na reprise de “Além do Tempo”, que vai ao ar no Globoplay Novelas.
# A atriz estreou na tevê aos 17 anos na trama de “A Outra Face de Anita”, de 1964, na TV Excelsior, novela inspirada no livro “Presença de Anita”, de Mário Donato.
# Nívea é irmã da também atriz Glauce Graieb.
# Estrelada por Nívea Maria, o clássico “A Moreninha” está disponível no Globoplay.