José Vieira
Mato Grosso do Norte
O vereador Francisco Ailton (Republicanos) em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, na sexta-feira, 25, em seu gabinete na Câmara Municipal, afirmou que seu partido não está preocupado com a denúncia feita contra a sigla, pelo vereador Zé Eskiva, a respeito de suposta candidatura laranja.
Segundo ele, a candidata Nena Castro [que fez 12 votos] já foi ouvida pelo Ministério Público e apresentou provas que fez campanha.
“Estamos tranquilos! Ela foi ouvida, apresentou provas que fez campanha, tem material dela na rede social. Ela tem problemas de saúde e não pode ficar muito no sol”, disse.
Ailton enfatiza que, por outro lado, o Republicanos não necessitava de candidatas mulheres para suprir a cota de gênero. Dos 16 candidatos do partido, haviam 5 mulheres. E no final ficaram 6 mulheres.
“Não precisávamos, não tínhamos motivos nenhum para ter laranja. De 16 candidatos era preciso 5 mulheres e tivemos 6 candidatas”, enfatiza.
Sobre um áudio que circula em redes sociais, em que Ailton orienta uma mulher para depositar um valor em dinheiro no banco e depois sacar, o vereador diz que desconhece a situação, não sabe quem é a pessoa que fez a gravação e sequer entendeu qual o objetivo e o que a mensagem quis transmitir.
Dos 16 candidatos do partido, haviam 5 mulheres. E no final ficaram 6 mulheres
Traição – Toda essa movimentação pós-período e eleitoral, Ailton não descarta ter a participação de aliados, do mesmo grupo político, que querem desestabilizar e prejudicar o Republicanos. Ele acredita em traição dentre dos próprios aliados na base de sustentação do prefeito.
Conforme o parlamentar, o partido saiu muito fortalecido da eleição, garantindo 4 cadeiras na Câmara Municipal.
E este resultado, não somente surpreendeu, como também despertou interesses escusos de gente que se sente ameaçada com o potencial do Republicanos em ocupar espaços políticos.
O crescimento do Republicanos, de acordo com Ailton, pode ter despertado inveja no meio político de Alta Floresta.
“Saímos de 2 vereadores na eleição passada, para 4 nesta. E a gente ouvia na rua que só fazíamos 2 vereadores. Mas quando as urnas foram abertas, surpreendemos. E isto pode ter incomodado, principalmente depois que conversei com os demais eleito do Republicanos e decidimos lançar meu nome para a presidência, porque já saímos com 4 votos”, avalia.
“Estamos na campanha para ser presidente da Câmara e possa ser que tem alguém por traz dessas armações. Estamos com o grupo fechado com 8 vereadores, e se Deus quiser vou ser presidente a partir de 1º de janeiro de 2025. E tem gente de outros partidos do grupo que também querem a presidência”, enfatiza Ailton.
No entanto, ele observa que não está formando grupo para ser oposição de ninguém. E que já conversou com o prefeito sobre sua candidatura para a presidência da Câmara, em duas reuniões, e Chico Gamba lhe assegurou que está com o grupo.
Ailton ressalva que trabalhou 4 anos junto com a gestão e que agora, nesta eleição, fez campanha junto.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr