Reportagem
Mato Grosso do Norte
Caso se confirme as convenções partidárias que foram realizadas dentro do prazo determinado pela Legislação Eleitoral, Alta Floresta terá este ano, uma eleição com abundâncias de candidatos ao cargo de prefeito. Foram aprovados nas convenções, 7 pré-candidatos ao executivo. Porém, mesmo com o período de convenções encerrado, ainda pode haver mudanças. Os pretensos candidatos ainda podem desistir ou até mesmo disputar outro cargo, diferente do que vinha anunciando.
Já o número de candidatos a cargos proporcionais[vereadores] ainda não é possível saber. Em Alta Floresta, conforme o número de vagas para o Legislativo Municipal, disponíveis na Câmara de vereadores, 13 cadeiras, cada partido poderá lançar até 20 candidatos para o cargo, com o percentual de gênero de 30%.
Além dos 7 partidos que devem lançar candidatos a prefeitos [que só aí somam 140 candidatos], há os que não terão candidatos ao executivo municipal, mas que lançarão apenas chapas de vereadores e apoiarão candidatos a prefeitos de outros partidos. Portanto, o número dos postulantes ao cargo de vereador, deve ser superior a 200.
Com a nova Legislação eleitoral, que proíbe coligações proporcionais [só é permitido coligações para cargos majoritários, no caso prefeito], cada partido terá que lançar sua chapa própria de vereadores. E só elegerão candidatos os partidos que atingirem o coeficiente eleitoral, que deve ser em torno de 2.500 votos, dependendo do número de votos válidos.