Reportagem
Mato Grosso do Norte
O prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra (PMDB) recebeu na tarde de quarta-feira, 29, em cerimônia realizada em seu gabinete, o prêmio Prefeito Empreendedor, entregue pelo Sebrae, pelo projeto Olho D’água da Amazônia, classificado como o melhor projeto de Mato Grosso na área de Sustentabilidade.
O prêmio foi entregue pela gerente de comunica e Marketing do Sebrae MT, Marta Torezan. Entre 55 projetos inscritos no Estado, Alta Floresta ficou em primeiro lugar em Mato Grosso e em segundo no Centro Oeste.
Marta destacou a importância do prêmio para o munícipio. “É um prêmio sério, dividido em oito categorias e Alta Floresta venceu na categoria de melhor projeto”, disse Marta. “O prêmio mensura os resultados bons e deixa Alta Floresta mais perto da proposta de sustentabilidade. Não são tosos os municípios que tem esse perfil”, completou.
Para o prefeito Asiel Bezerra, o prêmio é o resultado de um conjunto de esforços das partes envolvidas, como os produtores rurais, que são os principais personagens, a secretária de Agricultura e a Câmara Municipal.
“O prêmio é mais deles do que meu. Só apoiei as inciativas. É uma conquista importante para Alta Floresta e estou feliz em receber este prêmio”, pontuou o prefeito.
A continuidade do projeto Olhos D’água da Amazônia foi assegurada pelo prefeito Asiel Bezerra. De acordo com ele, o município tem que dar sequência nestas ações, que visam a sustentabilidade.
Segundo ele, a prefeitura está trabalhando na formulação de uma nova etapa para o projeto e procurando novos financiadores. “A prefeitura não pode parar porque muitos agricultores podem se sentir desmotivados e parar também. Vamos procurar novos apoiadores. E a própria prefeitura pode continuar os trabalhos através da secretaria de Agricultura”, assegurou Asiel.
O prefeito relembrou que no iniciou do mandato foi procurado pela ex-secretária de Meio Ambiente, Irene Duarte, que pediu que ele mantivesse, pelo menos 60% da equipe que atuava no projeto Olhos D’água da Amazônia para não haver risco das ações serem paralisadas. “Eu mantive 100% da equipe e dei todo apoio”, disse.
O objetivo do prêmio é reconhecer a capacidade administrativa de gestores públicos, que tenham implantado projetos com resultados comprovados.
É dividido em etapas estaduais e nacional, dentre as categorias estão: Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Municípios Integrantes do G100, Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.