Reportagem/ Mato Grosso do Norte
Ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi Blairo Maggi, afirmou acreditar que o Brasil vai ganhar respaldo internacional, principalmente nas questões ambientais, com o retorno de Lula (PT) à presidência.
Segundo ele, o projeção do país no exterior quando aos assuntos ambientais foi prejudicada com o posicionamento do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Blairo disse que o setor agrícola sofreu com a postura do chefe do Planalto, apesar de que não houve mudança de legislação que justificasse o prejuízo.
Maggi foi entrevistado pelo Brazil Journal. "O maior erro do governo Bolsonaro e que prejudicou muito o setor agrícola foi a questão ambiental. A forma como se posicionaram, como falaram para fora do governo”, disse.
Para ele, atual chefe do Executivo errou em seu discurso e isto teve reflexo no agronegócio.
“O maior erro do governo do presidente Bolsonaro, e aí prejudicou muito o setor agrícola, é a questão ambiental. Eu faria até uma defesa do Governo aqui, não houve nenhuma mudança de legislação importante que pudesse aguçar a percepção de fora para as coisas que deveriam acontecer, o que houve foi um discurso diferente”.
Blairo ainda citou a época em que foi ministro no governo de Michel Temer. Segundo ele, sua equipe sabia o que o Mundo queria e alinhou o discurso com o mercado internacional, política que foi mudada na gestão de Bolsonaro e a nomeação de Ricardo Salles no Ministério do Meio Ambiente.
“Quando trocou o governo, eles fizeram o contrário, fizeram um confronto com o mercado internacional, com as ONGs e se perdeu esse 'acordo', essa 'conversa' de mudanças necessárias para que pudesse fazer as coisas avançarem”, falou.
“Então, eu diria que o maior erro, onde mais me afetou no setor agrícola, foi na questão da discussão ambiental que, [digo] mais uma vez, não foi por mudanças efetivas, mas pelo posicionamento”, pontuou.
Maggi acredita, contudo, que o presidente eleito Lula (PT) vai transformar o cenário e recuperar o respaldo internacional.