Terça-feira, 08 de Julho de 2025

Política Segunda-feira, 29 de Junho de 2020, 00:00 - A | A

29 de Junho de 2020, 00h:00 - A | A

Política /

Cerca de 60 médicos estão afastados



Carol Sanford
Secom-MT 

Em Mato Grosso, cerca de 60 médicos que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais da rede pública e privada que atendem casos de coronavírus estão afastados das funções e não podem atuar na linha de frente do combate à pandemia.
Os afastamentos são motivados por idade, doenças prévias, as chamadas comorbidades agravadoras da Covid-19, como diabetes e hipertensão, e também porque os profissionais acabam contaminados pela doença durante o exercício da função e devem ficar em isolamento.
“Também perdemos profissionais para a doença, que vieram à óbito. Esses afastamentos são muito ruins porque não podemos aproveitar a experiência profissional de muitos anos de trabalho que esses médicos têm e que são vitais para atuar nas UTIs, garantindo o maior índice de sobrevivência possível, porque são eles que têm a experiência clínica e o manejo na hora de atender o paciente”, explica a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.
Outro ponto que agrava a situação para manutenção dos leitos de UTI é a dificuldade de contratação de profissionais para a área da saúde como um todo. O Governo do Estado lançou edital para contratação de 751 profissionais para diversas áreas de atuação na saúde e aumentou o valor pago por plantões para tentar atrair médicos, enfermeiros e outros profissionais.
Além de médicos, os profissionais de saúde também estão sendo afetados pela epidemia. No hospital regional de Alta Floresta, Albert Sabin, são n26 profissionais que foram afastados por suspeitas de estarem contaminados com covid-19. Dentre estes, apenas um é médico. 
No hospital regional de Colíder, segundo o prefeito Noboru Tomiyoshi, mais de 30 servidores estão afastados com suspeitas de contaminação. 
Números – Mato Grosso está sendo considerado pelas autoridades em Saúde, o Epicentro da pandemia no Centro-Oeste, com média de 22 óbitos diários nos últimos dias. Há mais de 50 pacientes em estado grave aguardando leito de UTI. 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde de sábado, 27, 14.128 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 533 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. 
Na região norte, dentre os municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Sorriso 636, Lucas do Rio Verde 497, Nova Mutum 390, Sinop 372, Matupá 186, Alta Floresta 145, e Colíder 136. 
Dos casos confirmados em Mato Grosso, 7.975 estão em isolamento domiciliar e 5.040 estão recuperados. Há 225 internações em UTI e 262 em enfermaria.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]