Domingo, 13 de Julho de 2025

Política Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2020, 00:00 - A | A

02 de Dezembro de 2020, 00h:00 - A | A

Política /

Cidadãos podem fazer a comunicação de venda do veículo em 54 cartórios de MT



Lidiana Cuiabano
Detran-MT

O serviço de comunicação de venda do veículo já está sendo realizado em 54 cartórios de Mato Grosso com sistema interligado ao Detran-MT.  A opção de comunicar a venda direto no cartório é possível por meio de um termo de parceria entre o Detran-MT e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg), assinado em agosto de 2019.
No momento da venda do veículo é importante que o proprietário vendedor realize a comunicação de venda. Além de ser um procedimento obrigatório, previsto no Código de Trânsito Brasileiro, também é uma forma do vendedor se proteger do recebimento de pontuações de eventuais infrações cometidas pelo comprador e também de débitos gerados a partir da venda do veículo.  
Ao vender o veículo, o proprietário e o comprador devem assinar o Certificado de Registro do Veículo (CRV) no campo de “vendedor” e “comprador” e reconhecer firma em cartório. Em seguida, o vendedor deve solicitar a cópia autenticada do documento, frente e verso, e pode comunicar a venda em algum dos cartórios interligados ao Detran ou nas unidades da Autarquia no Estado.
O valor para comunicado de venda no Detran-MT é de R$ 22,69. No cartório o serviço custa R$ 67,09. Após a compensação da taxa, a ativação do comunicado de venda será automática. 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]