José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte
A sessão que seria realizada nesta terça-feira pela Câmara Municipal de Alta Floresta, foi transferida para a sexta-feira, em função de o prédio do poder Legislativo estar em reforma nas instalações elétricas.
Conforme o presidente da Câmara Municipal, Emerson Machado (MDB) foi feito uma inspeção por um engenheiro, e foi constatado que a parte elétrica do prédio da Câmara [que é antiga], além de oferecer risco de incêndio, não suportaria a implantação da energia solar com a mesma fiação. “Estamos trocando a fiação para por energia solar na casa. Devido à falta de energia em alguns setores, a sessão será na sexta-feira, às 9hs, no plenário”, afirmou.
Prioridades - Este ano, a prioridade na Câmara, de acordo com Emerson Machado é arrumar a instalação elétrica, trocando a fiação que é muito antiga. E colocar energia solar. “Fizemos um projeto com consultoria do SEBRAE. Com a energia solar a economia da Câmara será de R$ 8 a 10 mil por ano. Também fizemos a captação da água da chuva para uma cisterna de mais de 20 mil litros e será usada esta água no consumo da Câmara. Portanto, minha prioridade é deixar a Câmara arrumada. E se tiver mais alguma coisa para fazer este ano, iremos fazer”, assegura.
Devolução – O presidente ressalta que apesar de toda a economia que foi feita para implantar a energia solar e trocar a fiação do prédio, ainda sobrou recurso para devolver para a prefeitura.
“O dinheiro que estamos gastando é de economia de 2019. Tudo que vamos fazer, o dinheiro já está guardado. Mesmo assim fiz uma devolução de R$ 35 mil reais para a prefeitura”.
Ano político - O presidente disse que este ano em que haverá eleições municipais, não deve haver alteração na pauta de trabalhos dos vereadores. “Acredito que os vereadores manterão seus posicionamentos. A eleição está muito longe e os trabalhos dos vereadores seguem normal, como aconteceu nos outros anos. Pelo menos é o que eu acho”, pondera Emerson.
Na campanha, ele observa que os vereadores que forem candidatos à reeleição estarão correndo atrás dos votos. “A campanha eleitoral não pode ser trazida para a Câmara. Temos que seguir normalmente. Às vezes acontece de algum vereador ou outro, fazerem uso da tribuna para falar coisas a mais. Mas vai ser igual aos outros anos eleitorais, onde a campanha correu normalmente. Até porque isto é o certo!”, enfatiza.
Pré-candidato - O vereador, que é presidente pela terceira vez da Câmara Municipal e está no terceiro mandato, é um dos pré-candidatos do grupo da base política do prefeito Asiel Bezerra. “Eu tenho vontade de ser candidato e estou preparado para ser prefeito. Sei o que precisa ser feito dentro da prefeitura para o município melhorar. Sei o que tem que ser feito para melhorar a arrecadação sem aumentar os impostos. Alta Floresta precisa colocar viaduto, deixar de fazer remendo no asfalto. E eu sei como tudo isto deve ser feito.", afirma.
"Estou na política e tenho vontade de ser prefeito, de ser deputado. É normal! Mas vamos respeitar a decisão do eleitor. E entre os pré-candidatos do grupo, vamos analisar qual a melhor opção. Quero muito, mas não exijo que tenha que ser eu. Estou buscando o espaço e se der certo, vou disputar”, assegura.
Na hipótese de não ser escolhido candidato a prefeito, Emerson disse que deverá ser candidato à reeleição.
“Ser candidato a vice-prefeito, acho difícil, mas hoje não tem nada definido ainda. No momento certo vamos analisar todas as propostas”, acentua.