Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024

Política Quinta-feira, 11 de Maio de 2017, 00:00 - A | A

11 de Maio de 2017, 00h:00 - A | A

Política /

Comunidade participa de evento do TCE em Alta Floresta

Jornal Mato Grosso do Norte



Assessoria Prefeitura de Alta Floresta

Mais de 500 pessoas lotaram o salão do Gold Eventos na noite desta quarta-feira (10) para a realização do programa Consciência Cidadã. Foram necessários ocupação de todos os espaços possíveis para atender o público que atendeu o chamamento do poder público e acompanhou um bate papo do presidente do Tribunal de Contas do Estado, responsável pelo evento, e autoridades locais, como a juíza Janaina Rebucci e o promotor público Daniel Carvalho Mariano.

Durante a abertura do Consciência Cidadã,  prefeito Asiel Bezerra deu boas vindas à equipe do TCE e lembrou o pedido que fez ao presidente da instituição, conselheiro Antonio Joaquim, para antecipar a realização do evento nesse segundo mandato como prefeito de Alta Floresta. “No nosso primeiro mandato recebemos a caravana do TCE no último ano de gestão. Então eu fiz o pedido e o presidente cumpriu a promessa, trazendo logo no primeiro semestre deste segundo mandato”, observou o gestor altaflorestense, que também agradeceu à comunidade por ter aceitado o convite e comparecido em bom número ao Consciência Cidadã.

Após a apresentação de vídeos institucionais, assessora de Articulação Institucional do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Cassyra Vuolo conduziu o bate-papo, quando os convidados passaram a responder perguntas formuladas pelo público presente ao evento. As dúvidas foram relacionadas a diversas áreas, como aplicação de recursos, execução de obras e a fiscalização do TCE e outros órgãos de controle. Durante cerca de uma hora e meia, foram respondidas dezenas de perguntas do público, que ficou à vontade com o novo formato do evento, que abriu espaço maior para esse tipo de manifestação popular. Na edição 2016, ocorreram mais palestras. “O nosso objetivo é ouvir mais o cidadão”, explicou o presidente Antonio Joaquim.

Na era da informação em tempo real, Antonio Joaquim deu ênfase ao uso de ferramentas tecnológicas que permitem ao cidadão acesso ao andamento de processos burocráticos ou mesmo ao acompanhamento na execução de obras públicas. Hoje, com aplicativos disponibilizados pelo TCE, é possível averiguar como está o desenvolvimento de ações de interesse público. “Esse tipo de evento, além de estimular a cidadania, é um tipo de uma provocação positiva para as pessoas começarem a ter os olhos mais voltados para a gestão do dia a dia, é pra mostrar nosso site e nossas ferramentas”, destacou.

A programação do TCE em Alta Floresta começou com o Democracia Ativa voltado a vereadores e realizado durante o dia na quarta-feira, no Hotel Floresta Amazônica, prossegue nesta quinta e sexta-feira com o Gestão Eficaz, direcionado a representantes de prefeituras de toda a região. Também acontece no Hotel Floresta Amazônica.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]