Terça-feira, 09 de Setembro de 2025

Política Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023, 08:32 - A | A

13 de Dezembro de 2023, 08h:32 - A | A

Política / Alta Floresta

Denunciado pelo MPE é indicado para a Secretaria Municipal de Saúde

Prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, na mesma data em que Marcelo Alécio Costa foi denunciado pelo Ministério Público Estadual, pelos crimes de organização criminosa, peculato e fraude a licitações, o indicou para o cargo de secretário de Saúde



José Vieira
Mato Grosso do Norte

Coincidência? No mesmo dia em que foi denunciado pelo Ministério Público Estadual de Mato Grosso pelos crimes de organização criminosa, peculato e fraude a licitações em contratos públicos, no âmbito da Operação Espelho, o ex-secretário de Saúde da gestão do ex-prefeito Asiel Bezerra, Marcelo Alécio Costa, foi anunciado pelo prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba, para a Secretaria Municipal de Saúde.
O anúncio foi feito em uma reunião realizada na prefeitura de Alta Floresta na segunda-feira, 11, com a participação de secretários municipais e vários vereadores.
Houve uma repercussão negativa imediata ao anúncio do nome de Marcelo para a Pasta da Saúde, reverberando até mesmo na base do prefeito na Câmara Municipal de Alta Floresta. Alguns vereadores que não estavam presentes na reunião, afirmaram que foram surpreendidos pela indicação do nome citado para comandar a Saúde no município.
Marcelo Alécio Costa é um dos investigados e denunciados na Operação Espelho, resultado de investigações realizadas em inquérito policial, instaurado pela Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor). O promotor de Justiça Sérgio Silva Costa, destaca que, por se tratar de uma investigação complexa, ainda existem outros sete inquéritos em andamento que devem revelar novos horizontes de fatos criminosos, envolvendo a prestação de serviços médicos e hospitalares em vários municípios.
- Na denúncia, o MPMT requer a reparação dos danos causados aos cofres públicos na ordem de R$ 57,5 milhões e a declaração da perda dos cargos públicos de três denunciados.

Operação Espelho - Segundo o promotor de Justiça, Sérgio Silva Costa, os fatos apontados nesta primeira denúncia ocorreram durante a pandemia causada pelo Coronavírus (Covid19). Os denunciados teriam se aproveitado da situação de calamidade pública para orquestrar esquema milionário de manipulação das contratações junto aos hospitais municipais e regionais de Mato Grosso, entre os anos de 2020 e 2021. São 22 pessoas denunciadas, entre agentes públicos e médicos empresários.
Diante da repercussão negativa, o decreto de nomeação do futuro secretário, foi suspenso temporariamente pela gestão municipal. Na manhã desta terça-feira, o senhor prefeito recuou, mas não descartou que mais adiante, aconteça a nomeação. 

foto/Mato Grosso do Norte

foto

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]