Reportagem
Mato Grosso do Norte
A comunidade Jacaminho, na zona rural de Alta Floresta, enfrenta mais uma preocupação: além da previsão de transferência dos alunos da escola local para a comunidade Ourolanda a partir de 2026, agora conforme o vereador Naldo da Pista (Republicanos), a Prefeitura de Alta Floresta irá fechar a Unidade de Saúde que atende aos moradores da região da Pista do Cabeça.
Naldo autor de uma emenda impositiva que destinou recursos para a reforma da unidade, criticou a decisão e destacou as dificuldades enfrentadas pelos moradores do campo.
“Foi colocada parte da minha emenda para reformar o posto, mas decidiram fechar, talvez para economizar. Quem vive na cidade não conhece a realidade do setor rural, não sabe o quanto é difícil. Parece que pensam que aqui tem Uber, moto táxi, mas não tem. Quando alguém precisa de atendimento médico, tem que sair da comunidade e ir para outra. Muitas vezes sem transporte. Isso não é justo! ”, declarou.
Segundo o parlamentar, a situação compromete diretamente o acesso à saúde e desestimula a permanência das famílias no campo. “Se a escola já vai ser transferida e agora o posto de saúde fecha também, qual é o incentivo para o homem do campo? É preciso respeitar quem mora e produz na zona rural”, afirmou.
Além de usar as redes sociais, o vereador também lamentou a decisão em pronunciamento na tribuna, durante sessão da Câmara Municipal de Alta Floresta, realizada na segunda-feira, 1.