Quarta-feira, 09 de Julho de 2025

Política Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020, 00:00 - A | A

11 de Dezembro de 2020, 00h:00 - A | A

Política /

Dois estão no páreo pela presidência da Câmara em Guarantã do Norte



José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte


Na próxima Legislatura que inicia partir de 1º de janeiro, o prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan (DEM) deverá ter uma oposição mais amena na Câmara Municipal. Sua coligação-composta pelo Podemos, DEM, Solidariedade e MDB elegeu quatro vereadores.
Já PDT, principal adversário do prefeito, na avaliação de pessoas ligadas ao grupo da administração, saiu enfraquecido do pleito. Em 2016, o PDT elegeu 4 vereadores. Na eleição do dia 15 de novembro, o partido elegeu apenas o vereador Valter Neves Moura, atual presidente da Câmara Municipal. 
O vereador Sílvio Dutra, que também foi reeleito, havia trocado o PDT pelo PP. Porém, deverá continuar a ser forte opositor ao lado de Valter, à gestão municipal. 
Entretanto, o PSB, partido do vereador Valcimar Fuzinato estava na coligação o Povo no Poder, do candidato derrotado, Celso Henrique, PDT. 
A base da administração municipal será composta pelos vereadores Irmão Alexandre (DEM), Zilmar Assis (DEM), David Marques (Podemos) e Demilson Camargo Martins (MDB). Para ter a maioria na Câmara, o prefeito precisará atrair para seu grupo mais um vereador. O foco da administração está voltado para os vereadores eleitos, Alberto Márcio Gonçalves (PSL) e José França (PSD). 
Este último se elegeu na coligação do ex-prefeito Lutero Siqueira (PL), mas já teria sinalizado que poderá compor a base do prefeito. 
No mandato atual, diversos atritos foram registrados na Câmara Municipal entre os dois grupos que são rivais político no município. A oposição, a princípio era maioria, mas o prefeito Érico Stevan conseguiu cooptar o vereador Irmão Alexandre, que em 2016 foi eleito no PSC, levando-o para fazer parte de sua base. Reeleito pelo DEM em 2020, Irmão segue como um dos principais aliados do chefe do Executivo na Câmara Municipal. 
No entanto, o cenário politico de Guarantã do Norte irá se desenhar em 1º de janeiro e a “prova de fogo” para ambos os grupos será a eleição que irá eleger o próximo presidente da Câmara Municipal. 
Estão na disputa para a presidência da Câmara os vereadores David Marques, aliado do prefeito, e o vereador eleito, professor Valcimar Fuzinato (PSB), que tem uma identificação maior com a oposição.
David, supostamente, teria quatro votos para a eleição da mesa. Além dele próprio, teria o voto do vereador Irmão Alexandre, de Zilmar Assis {ambos do DEM} e do vereador eleito, Demilson Camargo Martins (MDB). E estaria tentando buscar os votos dos vereadores Alberto Marcio (PSL) e José França (PSD). 
Já Valcimar teria três votos. Além dele próprio, contaria com o voto do vereador Sílvio Dutra (PP) e de Valter Neves Moura (PDT). Para conseguir se eleger presidente, precisaria de conquistar mais dois votos, que seriam Alberto Márcio e  José França. 
Todavia, ainda não se sabe qual será o posicionamento do vereador Alberto Márcio [militar da Base Área do Cachimbo]. Já José França estaria propenso a migrar para o grupo do prefeito Érico Stevan.
O professor Valcimar, procurado por Mato Grosso do Norte, disse apenas que ainda está conversando e que não tem nada definido.
Já o prefeito Érico Stevan afirma que não tem preferência em particular por nenhum vereador para a presidência da Câmara Municipal. Segundo eles, todos estão qualificados para a função. Érico também diz que espera que o relacionamento entre o poder Executivo e o Legislativo, seja o melhor possível, com respeito de ambas as partes e com prioridade para os interesses do município.  

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]