Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Política Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022, 00:00 - A | A

20 de Janeiro de 2022, 00h:00 - A | A

Política /

Ex-prefeito de Matupá quer representar região na Assembleia Legislativa



A eleição de 2018 teve um impacto negativo para os municípios do extremo norte localizados no eixo da BR-163, que após 30 anos perderam sua representatividade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em razão da derrota de Pedro Satélite. Com a proximidade do pleito, alguns nomes começam a despontar na região, com destaque para o ex-prefeito de Matupá por quatro mandatos, Valtinho Miotto (MDB), que tem percorrido diversas cidades buscando viabilizar seu projeto eleitoral.

Em conversa com o HiperNotícias, o pré-candidato diz que o extremo norte se sente órfão de representatividade no parlamento estadual, o que faz com que os investimentos governamentais estejam aquém da importância econômica da região para a arrecadação de Mato Grosso.

Ele afirma que a conclusão da BR-163 trouxe um 'boom' econômico para essas cidades, que passaram a ser rota estratégica no escoamento da produção agropecuária pelo porto de Miritituba, no sul do Pará, mas que, ainda assim, existe muita carência de infraestrutura nas rodovias estaduais que interligam os municípios da região, citando a necessidade de pavimentação e recuperação das MTs 419, 208 e 322.

Valter Miotto defende que as cidades do extremo norte não se sentem representadas pelos parlamentares do agronegócio que possuem base eleitoral em Sorriso, Sinop e Nova Mutum, em uma clara referência aos deputados Xuxu Dalmolim (PSC), Gilberto Cattani (PSL) e Dilmar Dal’ Bosco (DEM). Segundo ele, a região possui realidades completamente diferentes da sua.

“A maior parte das cidades do nortão está na área de transição do cerrado e seu forte é a agricultura extensiva, enquanto nós, do extremo norte, temos a pecuária, a agricultura familiar e a extração do minério e da madeira como principais fontes de arrecadação. Isso tudo nos torna mais suscetíveis a problemas de origem ambiental e existe a necessidade imediata de representatividade na Assembleia para propor leis e ações que compatibilizem produção, conservação e recomposição do nosso bioma”, alerta Valtinho, ao apontar que a falta de representantes atraiu deputados de bases distantes, citando Odanir Bortolini, o Nininho, de Rondonópolis, e Paulo Araújo, de Cuiabá.

Em fevereiro, o presidente do MDB em Mato Grosso, deputado federal Carlos Bezerra, deve se reunir com os pré-candidatos do partido para definir as candidaturas e os rumos que a sigla tomará nas eleições de outubro. Segundo Miotto, a intenção é ampliar de três para cinco cadeiras na Assembleia Legislativa. Janaína Riva, da Baixada Cuiabana, Thiago Silva, de Rondonópolis, e Dr. João, de Tangará da Serra, compõem a bancada emedebista.

A região de atuação de Miotto começa na cidade de Nova Santa Helena e vai até Guarantã do Norte, mas também congrega os municípios de Colíder e Nova Canaã do Norte, em razão das similaridades das atividades econômicas, reunindo cerca de 200 mil habitantes.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]