Jornal Mato Grosso do Norte
Agência PRB Nacional
Recém-empossado prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves já começou a colocar em prática seu plano de governo. O objetivo é superar as metas e fazer uma administração de excelência. A cidade recebeu diversos benefícios conquistados pelo atual gestor quando este exerceu os cargos de vice-prefeito (2009/2012) e de vereador (2013/2016).
É o caso das agências da Caixa Econômica Federal e do INSS, da reformulação e estruturação dos Correios em novo endereço e de 254 casas populares.
Érico é formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Pública, além de ser presidente da Associação Comercial de Guarantã do Norte há 10 anos. sórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia, composto por 11 municípios, com o objetivo de desenvolver projetos que garantam o progresso e a subsistência do setor produtivo e realizar convênios entre estado e municípios.
Como prefeito pretende dar atenção especial aos setores básicos, como saúde e segurança e alavancar a infraestrutura.
Nesta entrevista, ele falou sobre suas ações que, inclusive, já começaram a ser colocadas em prática.
Prefeito, Como foi o primeiro dia de trabalho?
Érico Stevan – A experiência como vice-prefeito e vereador nos deu tranquilidade para esse início. Começamos organizando a prefeitura, fazendo algumas mudanças e economias, como por exemplo, tirando secretarias de locais alugados. Realizamos um levantamento, já visitamos todos os Postos de Saúde da Família (PSF) e o hospital municipal e fizemos vistoria em obra da UPA. Começamos a resolver alguns problemas, como a aquisição de material de consumo e medicamentos.
Qual a principal demanda do município?
Érico Stevan – A saúde é a nossa maior demanda. O hospital está em situação crítica e já estamos buscando uma solução. Fizemos uma compra direta de medicamentos e estamos buscando recursos financeiros para a construção de uma nova ala hospitalar. Temos um hospital público e outro particular e o objetivo é construir um novo hospital. Estamos atrás de recursos, indo à capital do estado procurar investimentos e também vamos economizar para podermos investir.
O orçamento municipal para 2017 é de R$ 80 milhões. Este recurso é suficiente?
Érico Stevan – Apesar da necessidade de atrairmos investimentos, acredito que o recurso disponível no orçamento é suficiente para honrar os compromissos do município. Vamos conseguir aplicar da melhor forma possível.
Como está a educação do município e o que o senhor pretende desenvolver nesta área?
Érico Stevan – Guarantã é a cidade que tem o 3º melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Mato Grosso. Vamos investir na qualificação e valorização dos nossos profissionais para melhorarmos ainda mais a qualidade do ensino.Seu plano de governo destaca investimentos na infraestrutura do município.
Quais serão as medidas neste setor?
Érico Stevan – O município está despertando sua vocação agrícola. Estamos fazendo um levantamento para priorizarmos investimentos no setor e melhorar o escoamento da produção. Na primeira semana de fevereiro começa o ano letivo. Precisamos, portanto, investir na melhoria das rodovias na área rural que possui cerca de 2 mil quilômetros, com várias estradas de chão.
Quais a principais atividades econômicas do município e como incentivá-las?
Érico Stevan – A cidade tem uma economia diversificada. Temos uma bacia leiteira bastante produtiva; a construção civil é muito forte, a lavoura é bem desenvolvida e em diversos assentamentos a agricultura familiar é intensa. A prefeitura possui patrulhas mecanizadas e vamos entregar às associações organizadas, para ajudar em suas produções agrícolas. A Secretaria de Desenvolvimento vai liberar uma retroescavadeira para trabalhar na área da aquicultura, já que hoje existe uma cooperativa que utiliza os locais onde se extrai o ouro, para a criação de peixe. A experiência teórica da minha formação em Ciências Contábeis e a prática dos mandatos que exerci será fundamental para desenvolver esse trabalho.
Vai ser possível cortar gastos públicos na prefeitura de Guarantã do Norte?
Érico Stevan – Já iniciamos vários cortes, inclusive corte de pessoal, conseguindo reduzir em torno de 50% os cargos comissionados. Estamos reduzindo plantões, horas-extras, aluguéis da prefeitura. Tudo isso é justamente para investirmos o dinheiro no lugar certo. Estamos em tempos de crise, não sabemos quando ela acaba e já estamos nos garantindo.
Prefeito, como será seu trabalho para contemplar os jovens?
Érico Stevan – Estamos fazendo um levantamento sobre locais públicos como praças, áreas de lazer, academias livres, e pensando em programas que atraem estes jovens. Estamos aderindo ao programa Guardiões, desenvolvido pela Polícia Militar justamente para tirar os jovens da ociosidade e trazer para dentro da administração. É uma prevenção contra as drogas e uma forma de envolver a juventude em atividades sadias.
Como será sua gestão para aproximar a população da prefeitura?
Érico Stevan – Temos nos reunido com entidades como a Maçonaria, Lions Clube, Associação Comercial, para buscar a proximidade com todos esses nichos. Em oito anos de mandato nunca tive sequer um processo na justiça eleitoral, o que já nos dá uma credibilidade e nos aproxima das pessoas. A população me vê como comerciante e não como um membro da velha política, isso também já ajuda muito. Vamos continuar buscando essa aproximação com a sociedade a cada dia. Nosso lema é o respeito ao dinheiro público. O temor a Deus e o respeito ao ser humano são princípios que nos colocam ao lado dos cidadãos. É com esses princípios que vamos fazer uma administração realmente de excelência. Vamos cumprir os compromissos e superar nosso plano de governo.
Como ficou a composição da Câmara de Vereadores? Há apoio ao seu governo?
Érico Stevan – Foram eleitos dois vereadores pela coligação, mas os demais vereadores saíram em chapas puras, são meus amigos e temos a confiança de que a Câmara será favorável aos projetos que tiverem o intuito de melhorar a vida das pessoas. Junto com o legislativo vamos colocar esses projetos para funcionar.
Além de Guarantã, o senhor assumiu Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Portal da Amazônia. Como será seu trabalho à frente desta entidade?
Érico Stevan – Guarantã é uma cidade polo aqui do extremo norte do estado. Dessa forma, assumimos o consórcio municipal de saúde composto por cinco municípios e o consórcio Portal da Amazônia, formado por 11 municípios. É um prazer ter a confiança dos prefeitos. Assim como na prefeitura, vamos trabalhar pelo desenvolvimento, com transparência e prestando conta de tudo.