Assessoria
O prefeito de Nova Bandeirantes, Valdir Pereira dos Santos (PSB), decretou estado de emergência na cidade devido às chuvas. O decreto foi publicado nesta quinta-feira, 16, no Diário Oficial dos Municípios.
O grande volume de chuvas tem gerado grande prejuízos na cidade. A população de algumas áreas rurais está ilhada. A água invadiu pontes e estrada, impossibilitando o trânsito no local.
No documento, o prefeito pontua graves perdas por conta da chuva, incluindo a morte de animais a caminho do abate, impossibilidade de aquisição de alimentos e medicamentos, falta de aula para os alunos da cidade e impacto negativo na arrecadação da cidade.
“Considerando as dificuldades transporte de pessoas e pacientes para as unidades de referência na sede do município e demais, provocando a perca de produtos agrícolas, como: leite e derivados, morte de gado ao ser transportado para o abate, dentre outras dificuldades ocasionadas, bem como o futuro e necessário transporte escolar nas linhas de ônibus escolares em todo o território do município, em especial nas áreas dos assentamentos: Japurana, Japuranoma, Treiscinco e adjacências, colocando em risco a integridade dos alunos transportados”, diz trecho do documento.
O gestor ainda convoca voluntários para campanhas de arrecadação de alimentos nas comunidades atingidas. Ele ainda pede dispensa de licitação para contratação emergencial e compra de bens necessários para prestação de serviço no prazo de 180 dias, a partir da publicação do decreto.