Reportagem
Mato Grosso do Norte
O nome de Osmar Moreira foi confirmado para concorrer ao cargo de prefeito do município de Paranaíta, pelo Patriota, nas eleições municipais deste ano. Osmar terá o apoio de 6 partidos, sendo MDB, PDT, PP, Podemos, PSDB e Patriota. Além de contar com apoio unanime da base do prefeito na Câmara Municipal, o pré-candidato também recebeu apoio do MDB e do PDT, que eram considerados partidos de oposição.
O candidato a vice-prefeito será o médico veterinários, Eder Rado, filiado ao Podemos, nascido em Paranaíta. Ele é neto do empresário e pecuarista Valdemar Rado [falecido recentemente]. O adversário de Osmar será o empresário Ivan Moreno (PRTB)
Osmar ocupou o cargo de secretário Municipal em duas ocasiões em Paranaíta. No mandato do ex-prefeito Pedro Porta Aberta (já falecido) e no primeiro mandato do atual prefeito.
Dos 9 vereadores de Paranaíta, apenas dois anunciaram que não irão concorrer a um novo mandato. O presidente da Câmara Municipal, Elvis Pedroso (PSDB), que a princípio tinha pretensão de ser candidato a vice-prefeito de um candidato da base do atual prefeito. Mas como as articulações tiveram um outro desfecho, ele manteve a decisão de não concorrer à reeleição. E o vereador Manoel de Moura Nunes, o Netinho, que está em seu quinto mandato consecutivo. Ele era pré-candidato a prefeito, mas decidiu retirar a candidatura e apoiar o candidato do Patriota.
O DEM, que é comandado em Paranaíta pelos vereadores Rusdael Barbosa e Ismael Moreira, vinha mantendo diálogo com o PDT.
Entretanto, com a decisão do PDT de desistir de projeto próprio e apoiar Osmar, o democrata acabou isolado. Mas para não ir com chapa branca, irá se coligar com o PRTB, segundo informa Ivan Moreno.